Brasília, 29 de abril de 1990.
O governo brasileiro baixou recentemente um conjunto de medidas que têm dado o que falar. Há quem goste delas, há quem não goste, mas numa coisa todos estão de acordo: o país tinha que mudar. O Brasil estava à beira de um colapso.
Nem sempre a condição socioeconômica de um país reflete o seu lado espiritual. Há países cuja condição espiritual é péssima e, no entanto, a econômica é boa. Mas, no caso do Brasil, economia e vida espiritual se correspondem muito bem. Graças a Deus por isso. Sem dinheiro o povo peca desse jeito, imagine se fosse rico.
A igreja do Senhor Jesus deve almejar para a o Brasil uma paz social e um progresso econômico que correspondam a uma profunda mudança para melhor no plano espiritual. Tal mudança depende da igreja. Depende da igreja por que tem que começar dentro dela. Depende da igreja por que ela tem que realizá-la.
É necessário que em paralelo com as medidas econômicas do governo tomem medidas espirituais na igreja e nas igrejas. O governo pode obrigar as pessoas a se submeterem às suas medidas econômicas (respaldo pelos votos que o elegeram). Jesus pode obrigar as pessoas a se submeterem às suas medidas espirituais mas não quer que as pessoas façam nada obrigadas.
Quais são as medidas espirituais a que Jesus gostaria que cada crente se submetesse! Você já sabe quais são as principais: 1º ler a Bíblia diariamente para alimentar o espírito; 2º levar mais a sério a vida de oração para fortalecer o espírito; 3º participar da obra de evangelização em nível pessoal e coletivo, para exercitar o espírito. Será que essas medidas dão certo? Se você se submeter às medidas espirituais de Jesus, as chances de sucesso para o governo serão maiores.