I – O CONTEXTO BÍBLICO
1 – Por ter iniciado seu ministério ainda na mocidade (2.4) e tê-lo exercido no começo da reconstrução de Jerusalém (Ed 5.1,2), deduz-se que Zacarias nasceu no exílio babilônico.
2 – Além de profeta, Zacarias era também da linhagem sacerdotal (Ne 12.4, 16; Zc 1,1). Provavelmente foi criado por seu avô, Ido.
3 – Zacarias começou o seu ministério dois meses após Ageu ter iniciado o seu (Ag 1.1, Zc 1.1). Ambos, conscientes da grande importância que a reconstrução do templo de Jerusalém teria para o cumprimento dos propósitos de Deus para com o povo de Israel, exortam o povo a realizar aquele empreendimento. O tempo é de desânimo e de degradação espiritual (Zc 1.2-6).
4 – Com o intuito de levar o povo a uma atitude condizente com a grandeza, o amor e poder de seu Deus, Zacarias extrapola as circunstâncias do seu tempo e menciona a vinda do Salvador de Israel a este mundo, sua morte, ressurreição e retorno em glória. Zacarias fala também das aflições que Israel vai ter no fim dos tempos e de seu livramento final. Por isso, Zacarias é também chamado de “O Apocalipse do Antigo Testamento”.
II – A ESCATOLOGIA DE ZACARIAS
1 – Como pano de fundo para toda a história, passada e futura, está o relacionamento de Deus com Israel, disciplinando-o quando necessário mas preservando-o para o cumprimento de seus propósitos – Capítulo 1°.
2 – O ponto alto dos propósitos de Deus para com Israel é o surgimento de dentro deste povo de um Salvador para todas as nações – capítulo 2, especialmente os versos 10 a 13; 8.20-23; 9.9, 10; 13.6, 7.
3 – Israel, simbolizado pelo sumo sacerdote Josué, haveria de ser purificado de suas iniquidades – Capítulo 3.
4 – A reconstrução do templo de Jerusalém haveria de acontecer miraculosamente e teria grande importância para que os propósitos de Deus fossem colocados nos trilhos – Capítulo 4.
5 – Há certo vínculo, espiritual e misterioso entre o templo de Jerusalém e o Messias – 6.12, 13; Jo 2.13-21.
6 – Vez por outra, Israel se deixa enganar por líderes maus. O maior enganador de Israel será o Anti-Cristo – 11.16; Jo 5.43.
7 – No auge do grande aperto que ainda virá sobre o povo de Israel, haverá um livramento sem precedentes para o povo de Deus Capítulo 14.
III – CONTEXTUALIZANDO ZACARIAS
1 – O mesmo Deus que não tolerou os pecados de Israel fica triste quando pecamos – Rm 11.17-22; Ef 4.30.
2 – A Igreja é a continuadora da obra redentora que começou com o povo de Israel. Em outras palavras, a Igreja é o Israel do Novo Testamento. Ela não pode perder de vista a sua missão. Se ela sai dos trilhos, Deus trata com ela. Ap 2.4, 5.
3 – O Messias de Israel, Aquele que veio do céu a este mundo, morreu pelos pecados de Israel e de todo o mundo, ressuscitou, vem em breve para estabelecer seu reino na Terra, Ele nos deu também a oportunidade de ser parte do seu povo (2.11). Alegremo-nos nisso (9.9).
4 – Sintamo-nos seguro no fato de que o nosso Deus está no controle de toda a História – 14.5, 9.