est0221

est0221

SÉRIE DE ESTUDOS “Contextualizando a Bíblia à Minha Vida”
Estudo Nº 19 – OS SALMOS: FONTE DE INSPIRAÇÃO E DE INSTRUÇÃO PARA O RELACIONAMENTO COM DEUS
Texto: O livro de Salmos
Texto introdutório: Salmo 138

I – O CONTEXTO BÍBLICO

01 – Entre o povo de Israel houve homens que escreveram palavras dirigidas a Deus, às vezes exaltando sua Pessoa, às vezes celebrando seus feitos, às vezes dando-Lhe graças, outras vezes suplicando Seu favor e, até mesmo, pedindo o castigo dos ímpios. Tais palavras, eivadas de todo o tipo de emoção, foram musicalizadas pelos seus próprios autores ou por outras pessoas e passaram a ser utilizadas no culto coletivo ou na devoção pessoal dos servos de Deus ao longo dos séculos.
02 – O livro de Salmos tem uma estrutura bem definida e compreende cinco divisões: Livro I, Salmos 1 a 41; Livro II, 42 a 72; Livro III, 73 a 89; Livro IV, 90 a 106; Livro V, 107 a 150. Cada divisão corresponde a um dos livros do Pentateuco, ou seja, tem íntima ligação com uma época muito especial da história do povo de Israel.
03 – Os Salmos são variados em seus autores (Davi, Asafe, Hemã, Coré, Salomão, Moisés), estilos, temas, adaptabilidade a determinados instrumentos, etc., refletindo, assim, a dinâmica do nosso relacionamento com Deus.
04 – Os Salmos classificados por temas:
– Salmos de Sabedoria e de Contrastes;
– Salmos Reais e Messiânicos;
– Cânticos de Lamentação, Individual e Nacional;
– Salmos de Penitência;
– Salmos de Devoção, Adoração, louvor e Ações de Graças;
– Salmos Litúrgicos;
– Salmos Imprecatórios.

II – DESTAQUES DOS SALMOS E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA HOJE

01 – O livro dos Salmos (com alguns outros livros e algumas outras passagens do Antigo Testamento) era o hinário do Povo de Israel. Nós também devemos ter o(s) nosso(s), de forma a aproveitar as revelações e as experiências que nossos irmãos tiveram com Deus no passado. Jamais nossa hinologia deve ser ditada pela moda muito menos pelo comércio. Salmo 78.1-7.
02 – Por seu conteúdo e até por sua estrutura o livro de Salmos associa a revelação do poder e do caráter de Deus à história de seu povo. A História da Igreja e as doutrinas cristãs precisam estar em nossos louvores hoje em dia. Deus gosta que se celebre sua intervenção na história de seu povo. Esta é, portanto, uma maneira de glorifica-Lo. Salmo 136.
03 – Durante muito tempo se pensou, e até hoje há quem pense, que a música para ser sacra tem que ser de um estilo único, sem alegria e com um acervo inalterado. Os Salmos são uma clara demonstração de como isso é equivocado. Salmos 33.1-3; 92.1; 98.1-6; 103.1; 147.1; 150.1-6.
04 – Os Salmos contêm muita instrução, subsídios para a nossa adoração e para nossas orações em geral. Devemos lê-los e meditar neles constantemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *