I – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
1. Durante um bom tempo de sua história as igrejas evangélicas priorizaram o ensino correto de doutrinas que haviam sido deturpadas. Faltou o ensino quanto à aplicação dessas doutrinas à vida prática, inclusive no que concerne aos relacionamentos familiares.
2. Os pentecostais, por sua vez, priorizaram o ensino das doutrinas referentes aos dons do Espírito Santo, relegando “o fruto do Espírito” para um plano secundário.
3. Certos segmentos pentecostais passaram (e alguns ainda passam) muito tempo falando de usos e costumes pensando que estão falando de doutrina.
4. Os neo-pentecostais, por sua vez, enfatizam muito “a fé na fé” e não aprendem o significado de viver o verdadeiro ensino bíblico.
5. Como consequência de tudo o que foi dito acima, as igrejas deixaram de ensinar “todo o conselho de Deus”(At 20.27) e o tema “família” foi um dos mais prejudicados.
II – BOAS NOVAS REFERENTES À POSTURA DAS IGREJAS COM
RESPEITO À BÍBLIA E À FAMÍLIA
1. Nova de grande alegria: grande parte das igrejas evangélicas têm sido despertadas para encarar “família” como um dos temas bíblicos mais relevantes.
2. Igrejas tem promovido congressos e seminários voltados para o fortalecimento da instituição familiar.
3. Ministérios tem sido levantados só para apoiar a família (Universidade da Família, MMI, e outros)
4. Igrejas tem inserido temas referentes à vida familiar em seu programa de ensino, inclusive nas EBD’s. No nosso caso, estamos ministrando “Casados Para Sempre”, “Crown: Finanças à Maneira de Deus”; “Criação de Filhos à Maneira de Deus”; “Preparando-se para a Vida a Dois”. Devemos ter em breve: “Homem ao Máximo”; “Mulher Única”.
5. Algumas igrejas, como a nossa, tem cultos regulares de apoio à família.
III – BOAS NOVAS REFERENTES AO POVO DE DEUS EM GERAL
1. Boa literatura tem sido produzida e disponibilizada em quantidade e qualidade sem precedentes: Exemplos: CPAD, Editora Betânia, Mundo Cristão (Garry Chapman, Jaime Kemp, Ted Tripp), Editora Vida, Editora Central Gospel, Thomas Nelson e outras.
2. Excelentes filmes, idem. Exemplos: “Prova de Fogo”, “Os Corajosos e outros da Sherwood Baptist Church de Albany, Geórgia, EUA; “De Volta para Casa” e “Amor sem Limites” da BV Filmes; outros de outras produtoras, como “Por Que me Casei?”, com Tyler Perry.
Acesse www.bvfilmes.com.br; www.reelchristian.com; www.gospelgoods.com.br (revendedora da Graça Filmes).
3. Bons programas de rádio e TV estão no ar, com o objetivo de abençoar as famílias em geral. Exemplos: Família Debaixo da Graça, Pr Josué Gonçalves. Programas da TV Novo Tempo (cuidado com a doutrina do sábado!).
4. Na internet também se encontram bons sites, blogs, etc, de apoio à família. Exemplos: Clique Família, Família Feliz, etc.
IV – BOAS NOVAS REFERENTES AO MUNDO SECULAR
1. Os livros que ensinam as pessoas a encararem a vida com esperança, com determinação e confiança, acabam ajudando às famílias.
2. Os livros que ensinam as pessoas a tratarem as outras com respeito e dignidade, e a serem perdoadoras também dão uma grande ajuda, ainda que indireta. Ex: A Cabana (Editora Sextante).
3. Vez por outra aparecem filmes do mundo cinematográfico secular que ajudam às famílias. Ex: Atração Fatal, com Michael Douglas; À Procura da Felicidade, com William Smith, A Rainha, Gigantes de Aço e outros.