Orientando um jovem que acabara de ganhar para Jesus, uma dedicada evangelista disse-lhe que ele deveria ler sempre a Bíblia e que deveria começar pelo novo testamento. Aquele novo convertido veio a ser um dos maiores líderes evangélicos do nosso tempo, mas não foi muito fácil acompanhá-lo em seus primeiros passos de fé.
O primeiro livro do novo testamento é o evangelho escrito por Mateus. Quando o novo convertido começou a lê-lo, encontrou: “livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque, e Isaque gerou a Jacó, e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos, e Judá gerou de Tamar a Farés e a Zará…”. Bem, não é preciso dizer que a leitura não foi muito longe. “Hei, o que é isto? Você me deu uma lista telefônica pra ler? Perguntou o recém-convertido.”
Não era uma lista telefônica, mas era uma genealogia, uma coisa que aparece algumas vezes na Bíblia e que, admito, não é muito atrativa. A maioria dos nomes não nos é familiar e, tampouco, nos soa bem. Mas, como tudo o mais que está na Bíblia, as genealogias são importantes.
A primeira genealogia contida no novo testamento é extremamente importante, por muitas razões. Basta dizer que ela é a lista dos ancestrais do Salvador do mundo, numa sequencia de 42 gerações.
Na genealogia de Jesus, apresentada por Mateus, há dezenas de nomes de homens. Mas, além do nome de Maria, a bendita mãe do Salvador, só há referência há 4 mulheres: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba. Este é um detalhe muitíssimo interessante.
O que torna a menção daquelas quatro pessoas na genealogia de Jesus excepcionalmente importante, não é apenas o fato de serem mulheres. Para avaliar bem o que isso representa, é necessário analisar a história de vida de cada uma delas.
Tamar disfarçou-se de prostituta para ter filhos com o próprio sogro. Veja o capítulo 38 do livro de Gênesis. E como é que, justamente, o nome de uma mulher dessas vai aparecer na lista dos ancestrais do homem mais santo que já pisou na terra? Tudo bem, ela era, de fato, ancestral de Jesus. Mas, já que os nomes de várias outras foram omitidos, porque não omitir o dela?
Eu creio que o nome de Tamar está ali para mostrar que Deus colocou as virtudes daquela mulher muito acima de seus defeitos. Eu creio que a grande virtude de Tamar foi seu amor à maternidade. Deus honrou isso.
Raabe, outra mulher que aparece na genealogia de Cristo, foi prostituta. Veja capítulos 2 e 6 do livro de Josué. Segundo o relato bíblico, enquanto muitos israelitas foram incapazes de crer no poder de Deus e de confiar n’Ele, Raabe, que pertencia a um povo maldito, apelou para a misericórdia do Senhor e entregou-se inteiramente a Ele. Integrou-se ao povo de Deus e mudou de vida. Seu nome incluído entre os nomes ilustres citados no primeiro capítulo do novo testamento nos ensina que o perdão de Deus é perfeito e que Ele honra a fé.
Rute também pertencia a um povo maldito. Mas que mulher de fibra! Que caráter! Que lealdade! Veja sua história no livro que tem o seu nome. Deus não é preconceituoso. Não julga uma pessoa com base no comportamento de sua família ou de seu grupo étnico. Rute deixou as práticas abomináveis de seu povo e disse a Noemi, sua sogra, que adorava ao Deus Verdadeiro: “Teu Deus, é o meu Deus” (Rute 1.16). E foi isso que o Senhor levou em conta.
Bate-Seba foi outra mulher de vida torta. Da história narrada no capítulo 11 de II Reis, deduz-se que ela, mulher casada com um homem muito direito, chamado Urias, provocou desejos carnais incontroláveis no Rei Davi, o que acabou custando a vida do próprio marido. Davi matou Urias para ficar com ela.
Eu realmente não sei se “o banho erótico” de Bate-Seba foi proposital. A Bíblia não esclarece isso. Também não sei se ela tinha como opor-se à paixão desenfreada do rei. Só sei que ela foi uma mãe excelente. Criou o filho Salomão, que teve com Davi, de maneira tão feliz que ele veio a ser um dos homens mais sábios de toda a história. Esse mérito é todo dela, uma vez que os filhos que Davi teve com outras mulheres não foram tão capazes como Salomão.
Está vendo como se podem extrair muitas coisas boas de uma genealogia? Leia toda a Bíblia e procure desfrutar de todas as riquezas que ela contém.