Por Antônio Pereira Marinho
Bahia, berço do descobrimento do Brasil; Bahia de Rui Barbosa, de Castro Alves… Jorge Amado, Dorival Caymmi e de tantos outros luminares da nossa pátria. Mas, não parou por aí. A Bahia ofereceu ao Brasil, esta terra que em se plantando tudo dá (Pero Vaz de Caminha, 1500), uma das suas joias mais preciosas. Sim, foi na Bahia que nasceu Sóstenes Apolos, aquele que semeou aqui e alhures, como poucos, a única semente que produz frutos para a vida eterna!
Feira de Santana, mesorregião do Centro-Norte Baiano. Foi lá que veio ao mundo o nosso ilustre biografado, primogênito de uma família de dez irmãos, fruto da união de Manoel Joaquim da Silva e Nilza Silva. Seus pais, pertencentes à Assembleia de Deus, ele pastor e ela uma educadora nata.
O compromisso de criar os filhos nos caminhos do Senhor fez do lar da família Silva um ambiente que transpirava fé; adequado, portanto, ao desenvolvimento saudável da prole, à luz da Palavra de Deus. E assim, desde a infância, Sóstenes já era familiarizado com as Sagradas Letras, tornando-se, por isso mesmo, um apaixonado leitor da Bíblia desde a adolescência. E mais que isso, um dedicado estudioso do Santo Livro.
Transcorria o ano de 1957 quando a família resolveu empreender novas aventuras. Deram adeus à Feira de Santana e rumaram para o Centro-Oeste, em busca de novas experiências e oportunidades. A saudade apertando o peito (parentes, irmãos e amigos que ficaram para trás), botaram o pé na estrada, rumo ao Estado de Goiás. Aportaram em Goiânia e, em 1958, transferiram-se para Ceres, à margem do rio das Almas. Ali moraram por 4 anos, participando ativamente das atividades da igreja que, nesse período, foi pastoreada por seu pai.
De Ceres rumaram para Brasília, na ocasião, o novo Eldorado. Era uma verdadeira efervescência. A Nova Capital era notícia obrigatória em todos os meios de comunicação. Não só brasileiros, mas gente de todas as paragens aqui chegavam, buscando, essencialmente, oportunidade de trabalho. Não foi diferente com a família Silva. No ano de 1962 botaram os pés no Distrito Federal, com a intenção de aqui firmarem suas bases.
O primeiro endereço que a família morou em terras candangas foi em Taguatinga. Ali permaneceram até o ano de 1963, quando os ventos sopraram para o lado de Sobradinho-DF. E foi em Sobradinho que a vida de Sóstenes Apolos foi marcada de maneira definitiva, em todas as áreas.
Serviu no Exército Brasileiro, onde permaneceu por 3 anos, dando baixa no posto de Cabo.
Na área espiritual, Sóstenes foi a grande revelação da Assembleia de Deus em Sobradinho, nos anos 60/70. Nasceu para ser líder! O pastor Manoel da Penha Ribeiro, um homem à frente do seu tempo, grande incentivador da juventude, identificou no jovem Sóstenes Apolos talento e potencial para dirigir a juventude.
Foi pela instrumentalidade desse jovem líder que a União de Mocidade Pedras Vivas – UMPV, tornou-se uma das principais referências para os jovens, em todo o Distrito Federal.
Foi de tal maneira a dimensão da liderança de Sóstenes que, a partir do magnífico trabalho com a juventude de Sobradinho, surgiu a primeira tentativa de um trabalho interdenominacional, que alcançasse todos os jovens cristãos do Distrito Federal. Foi aí que surgiu o Movimento para Integração das Uniões de Mocidades do Distrito Federal – MINTEUM. E assim, estava lançada a semente para os grandes congressos de jovens que viriam a ser realizados em Brasília e toda região.
E o visionário Sóstenes não parou por aí. Enxergou mais longe: Pensou em todo Centro-Oeste brasileiro. Nascia então o Congresso de Mocidade do Brasil Central – COMBRACE, tendo como conferencista na primeira edição, nada menos que o pastor Geziel Gomes.
E por aí foi avançando Sóstenes Apolos, no ardor da sua juventude, inspirando/ influenciando fortemente toda uma geração. Para uma quantidade inumerável de jovens o ministério tornou-se desejável, por influência direta deste inteligente, inovador, vanguardista e carismático líder.
O casamento
Transcorria o ano de 1970, quando Sóstenes começou o namoro com Heronildes Silva da Mata, aquela que viria a ser sua esposa. Filha do Pastor Francolino Rodrigues da Mata e da Missionária Heroína Silva da Mata, foi igualmente criada em um lar cristão. A Assembleia de Deus em Sobradinho nasceu na sala da sua casa. Seus pais foram os primeiros dirigentes.
Sóstenes e Heronildes compartilharam a direção da Mocidade de Sobradinho, em um trabalho dinâmico e profícuo de consolidação daquela juventude. Não demorou para perceberem que tinham nascido um para o outro. E assim, do namoro ao noivado e ao casamento, foram 4 anos.
Vida acadêmica e profissional
No que concerne aos estudos, foi na Cidade Serrana (assim se denomina Sobradinho, pela sua topografia) que o nosso querido Sostão, como era carinhosamente chamado à época, concluiu os estudos secundários, no antigo e famoso Ginásio Industrial de Sobradinho.
Estudante aplicado, e já tendo clareza da sua vocação, em 1971 passou no concorrido vestibular da Universidade de Brasília – UnB, uma das mais prestigiadas do país, para o curso de Engenharia Agronômica o qual concluiu em janeiro de 1974. Teve que conciliar os estudos com o trabalho no Centro de Processamento de Dados da própria UnB. Já formado em agronomia foi enviado pela UnB para a Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro – PUC RJ para fazer mestrado em informática. Ainda como mestrando, Sóstenes foi contratado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, em 1976. Em 1978 concluiu o mestrado e dissertou sobre Uma metodologia automatizável para geração de documentos consistentes. Nesse mesmo ano retornou para Brasília.
Mudança para o Rio de Janeiro
A mudança para o Rio, no ano de 1976 para cursar o Mestrado, foi um ponto de inflexão que redefiniu profundamente a trajetória de Sóstenes Apolos.
Não obstante pertencer ao Ministério de Madureira na ocasião, o então diácono, começou a frequentar a Assembleia de Deus no Campo de São Cristóvão. Por uma questão de praticidade de deslocamento da sua residência para a Universidade e para a igreja, o templo de São Cristóvão era o que melhor se adequava ao rigor das suas rotinas.
No Campo de S. Cristóvão, não demorou para que os pastores Túlio de Barros e Geziel Gomes, líderes daquela igreja à época, logo descobrissem o potencial de Sóstenes Apolos. Ali destacou-se de tal maneira que logo estaria ocupando a direção da Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos – EPOE, atuando também como professor.
Concluída a missão no Rio de Janeiro, onde defendeu a sua Dissertação de Mestrado sob aplausos, chegou a hora de retornar ao DF. E ao retornar, começou a cooperar na Assembleia de Deus da L2 Sul, presidida na ocasião pelo pastor Elizeu Menezes de Oliveira. A partir daí, iniciou sua trajetória de cooperador, líder de departamentos, professor de EBD e Seminário, secretário de Missões e cargos ministeriais, e funções na diretoria da Igreja.
Eleito e empossado em janeiro de 1987 como Presidente da Assembleia de Deus do Plano Piloto, hoje mais conhecida como Igreja do Novo Dia, cuidou de colocar em prática, como bandeira principal da igreja, a expansão missionária no Brasil e no exterior. Preocupou-se com a evangelização das outras nações, mas investiu sempre com o apoio da Igreja, “em Jerusalém e Judeia” através de campanhas evangelísticas e programas de rádio e TV locais.
Também participou do projeto 92FM com outras igrejas de Brasília, desde 1995 até 2007, portanto por 12 anos. Muitas pessoas conheceram a Jesus como resultado desse empenho.
A filantropia também o moveu fortemente. A Igreja, principalmente, através das suas três principais instituições (SEFE, FUBRAH e Projeto Arimateia) alcançou a muitos pela assistência social, atenção à criança e ao adolescente, iniciação digital e profissional, dentre outras atividades.
As intensas atividades exigiram dele dedicação em tempo integral. E assim, desligou-se da EMBRAPA no ano de 1996.
A paixão contagiante do pastor Sóstenes Apolos por missões o levou a interessar-se em investir em 25 países, ora fundando igrejas, ora levando o seu apoio e incentivo à disseminação do Evangelho. Como poucos, compreendeu o Ide de Jesus.
Sua última missão no exterior foi em dezembro de 2012, em Cuba e Califórnia – EUA.
Fruto da sua destacada liderança, aliado à ética, respeito, cortesia, traços dominantes da sua personalidade, foi por vários mandatos, presidente da Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Distrito Federal – CEADDIF. A sua gestão procurou fortalecer a unidade da Convenção.
Foi membro da Convenção Geral CGADB, e participou de várias comissões.
Vida Literária
Teólogo respeitado (formado pela conceituada Escola Preparatória de Obreiros Evangélicos – EPOE), deixou uma vasta produção literária. A sua capacidade de trabalho era invejável. Debruçado sobre a sua mesa, em casa ou no gabinete, rodeado de Bíblias e obras diversas de consulta, era capaz de escrever artigos, capítulos de livros e esboços de pregações ao mesmo tempo.
Habilidoso no manejo das letras estreou como escritor com a obra “Reflexão Sobre Usos e Costumes Adotados pela Assembleia de Deus no Brasil” em 1986. A partir daí, não parou mais.
Escreveu nove títulos sobre os mais diferentes temas.
- Reflexões sobre Usos e Costumes Adotados pela Assembleia de Deus no Brasil
-
- 1ª edição 1986 – Vice Presidente L2;
- 2ª edição 1991 – Ligeiramente modificada.
- Minhas Anotações Bíblicas
-
- Vol 1 – 1988 – Edição comemorativa do 26º aniversário da IEADPP, em benefício das obras educacionais, missionárias e filantrópicas da Igreja
- Vol 2 – 1993/1994
- Pregando Sobre os Telhados – Instruções práticas para pregadores iniciantes mais esboços de mensagens temáticas, textuais e expositivas. Foi o mais editado (4 edições). Muito utilizado pelo pastor em cursos preparatórios de obreiros
-
- 1ª edição 1996
- 2ª edição 2001
- 3ª edição 2005
- 4ª edição 2010
- Um Novo Dia – 1ª e 2ª edições – compilação de mensagens curtas transmitidas na Rádio 92FM
-
- 1ª edição – 1997
- 2ª edição – 1999
- 3ª edição – 2011 – leituras devocionais diárias.
- BERSEBA – Abençoado Manancial da Aliança
-
- 1ª edição – Abril 2001
- Não Temas – Mensagens Devocionais Diárias
-
- 1ª edição – Dez 2001.
- 2ª edição – 2012 – CPAD
- Sorrindo e Aprendendo
-
- 1ª edição – Dez 2003
- Detalhes – Leituras Devocionais Diárias
-
- Série I Vol I – Dez 2004
- Série I Vol II – Abr 2005
- Série II Vol I – Jan 2006
- Jesus o melhor presente – Opúsculo
-
- 1ª edição – Maio 2011 (mensagem para a Cruzada Evangelística Rabelo para Cristo – Vila Planalto – DF).
Pregador eloquente e carismático, tinha uma agenda concorrida. Além da rotina intensa na AD Novo Dia, os compromissos se multiplicavam, tanto no Brasil como no exterior. Pregou em inúmeros congressos e simpósios. O seu nome nos cartazes era certeza de um evento de qualidade.
A sua última mensagem na igreja que pastoreou foi no dia 05/05/2013, sob o tema “Aimaás, o mensageiro ético” II Samuel 18.19-33. Já doente, no hospital gravou um vídeo para igreja, com a que seria de fato, sua última mensagem:
“Que o Senhor tenha misericórdia de nós, que nos abençoe que faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que se conheça na terra o seu caminho e todas as nações a sua salvação. Diga comigo: Louvem-te oh Deus os povos, louvem-te os povos todos. Meus queridos irmãos da AD Novo Dia, a gente costuma cantar, bom, essa canção está um pouquinho esquecida, mas ela é muito bíblica, nas lutas e nas provas a Igreja segue caminhando. Estou muito feliz com a realização do seminário sobre a Harpa Cristã que aconteceu no final da semana passada. Vocês sabem o quanto eu amo o nosso hinário, e eu sei que vocês também o amam, e pra reforçar o amor pelo nosso hinário, vocês não podem imaginar o quanto ele tem sido útil pra mim, porque nós temos hinos para todas as situações, não é verdade? Pra adorar, agradecer, orar… Então fiquei muito feliz de ter com a gente o pastor Abner Apolinário, que é um homem que conheço há muito tempo e sempre admirei o ministério dele, uma bênção de Deus. O encontro de bandas foi muito bom, e a Igreja segue caminhando. No feriadão agora dessa semana, nós vamos ter o retiro dos adolescentes, expectativa de muitas dezenas quase uma centena. Que bom ver os nossos adolescentes criados, ministrados na palavra de Deus. Sabem hoje eu tive aqui uma batalha, a pessoa perguntou pra mim: Pastor, qual o time que o senhor torce? Eu sempre respondo, eu torço pelos santos. Tem gente que torce pra tudo quanto é time, ficam meio chocados comigo, e eu tenho que explicar: OS SANTOS. Então eu estou torcendo por vocês, torcendo por nós, e tenho certeza que o Santos futebol clube é um grande time, mas o nosso time é sempre campeão. Vamos continuar, lutando, marchando. Eu estou aqui e creio que Deus permitiu esta prova, pra que eu vivesse mais o que eu prego. Eu prego que a vida cristã não depende das circunstâncias, o nosso amor a Deus, a nossa disposição de adorá-lo e servi-lo não pode depender das circunstâncias, então Deus está me permitindo vivenciar isto. Eu só tenho pedido ao Senhor, e eu peço que você ore nesse sentido, que Deus me dê a sua graça pra vencer essa prova. Deus abençoe a todos vocês, e nas lutas e nas provas o cristão segue caminhando. Um grande abraço amado e amada.”
A despedida
O pastor Sóstenes voou rumo à eternidade as 21h30min, do dia 03 de junho de 2013, uma segunda-feira. Foi convocado aos céus, aos 63 anos de idade (Lc 1.23) para ser galardoado pelo seu bom combate (II Tm 4.7). Deixou atrás de si um rastro luminoso e um legado difícil de ser mensurado, face às suas intensas e múltiplas atividades.
Dele, disse a igreja, na sua despedida:
“Mais que um obreiro aprovado, um pai de família honrado, teólogo e escritor inspirado, e um profissional capacitado, Sóstenes sempre foi amigo de Deus, um cativante discípulo de Jesus – e é com essa marca que ele nos deixou neste dia 3 de junho de 2013”.
Para acomodar a grande multidão que compareceu à sua despedida, o velório se deu no Ginásio de Esportes da Polícia Militar. Compareceram, para dar o seu último adeus, além das mais relevantes autoridades eclesiásticas das Assembleias de Deus e de tantas outras denominações evangélicas, autoridades civis e militares, entre elas o Governador do DF e o presidente da Assembleia Legislativa e a ex-Senadora e ex-Ministra Marina Silva, de quem era líder espiritual.
Sob um por de sol em tons diferentes que induzia a uma profunda reflexão, o grande coral da igreja puxou a multidão, entoando “Tu és fiel Senhor”, um dos hinos preferidos do pastor Sóstenes. Balões brancos evoluíram aos céus sob os aplausos da multidão. Foi impossível conter as lágrimas!
Ao partir para a eternidade, este fiel e exemplar soldado deixou a esposa, Heronildes Silva da Mata, os filhos Hadman Daniel (que veio a sucedê-lo na presidência da igreja), Habner Lemuel e Misael Hermom; as noras Valéria, Lígia e Vanessa, e seus netos Victor Mateus, Pedro Henrique, Karinna Esther e Viviane.
“Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.” – Dn 12.3
Que bela história!!!! A história de um grande campeão e que deve sim, inspirar a todos nós. Que Deus possa usar a história desse grande guerreiro nesta página para alcançar outras vidas que a visitarem. Que Deus abençoe a todos os familiares, amigos e irmãos do Pr Sóstenes Apolos, os irmãos e amigos que por aqui passarem.
Pastor muito querido, jamais será esquecido! Ainda choro só ao me lembrar dele! Logo que cheguei na igreja, em 1996, no primeiro culto de ceia ao passar o pão, o diácono não passou por mim. Quando ele perguntou se havia ficado alguém sem ser servido, levantei uma das mãos. O pastor Sóstenes saiu de seu lugar e veio me servir! Eu nunca havia visto acontecer isso! Choro ao me lembrar! Ele será inesquecível!
Agradeço a Deus por ter pertencido à Mocidade Pedras Vivas. E mais ainda, por ter como líder esse humilde servo de Deus.
Incentivou-me com a leitura da Bíblia e sobretudo amar a Palavra de Deus.
Quando morava em Manaus o pastor Elizeu Meneses de Oliveira nos visitou e disse que estava preparando o pastor Sóstenes para o substituir o que de fato aconteceu. Ele foi para Taguatinga e agora está na Ilha do Governador.
Tive o prazer enorme de conhercer-lo. Também a sua família’saudades eterna desse abençoado pastor.
.
Parabéns aos familiares e amigos pelo brilhante trabalho aqui apresentado.
Tive a honra de consagrado ao santo ministério pelas mãos do saudoso pastor Sóstenes.
O que posso dizer é que ele é um exemplo a ser seguido.
Um grande homem de Deus. Uma grande amigo. Agradeço a Deus pelo previlegio de conhecê-lo e ter feito viagens missionárias juntamente com meu esposo Luiz Marinho e com ele e sua esposa Heronildes. Eterna saudedes.
Sóstenes Apolos, grande referências do pentecostalismo e do assembleanismo brasileiro. Foi amigo de todas as horas de meu pai Pr. Lourenço, que também já descansa no Senhor.
Pr. Sóstenes e AD da L2, duas histórias entremeadas que somente a eternidade revelará o grande legado para a evangelização de nossa querida Pátria brasileira. Parabéns à toda a família deste admirável homem de Deus.
Sinto muita saudade , homem íntegro e escolhido por Deus ,até o sorriso levantava os caídos. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de conhecer lo.
Ola bom dia.
Parabens pelo excelente trabalho de pesquisa e organização.
obs. Também estou escrevendo uma biografia e gostaria muito de conversar com o Antônio Pereira Marinho ou com algum familiar do saudoso Pastor Sostenes. Abraço. segue meu email jbatistafreitas@gmail.com ou zap 61-999653365
Um verdadeiro missionário na obra do Senhor. Pastor Sostenes amava a Palavra de Deus, era caridoso e piedoso. Tinha o coração voltado para o crescimento na fé dos membros da Igreja. Foi uma honra ter sido membro dessa Igreja sob a direção do Pastor Sostenes.
Glória a Deus! Bela homenagem ao querido Pastor Sóstenes Apolos com quem tive o prazer de trabalhar e posso dizer que aprendi muito com o seu testemunho cristão.
Saudade…
Não tem como não chorar… muita saudade do meu cunhado- irmão!
Um grande amigo! Tive o privilégio de acompanhá-lo em uma de suas viagens/caravana missionárias para o exterior! Um homem de uma alegria contagiante. Saudades dos momentos vividos ao seu lado fazendo o que mais amava: a obra missionária!
Assim como citado no preâmbulo dessa biografia; .. de Feira de Santana-Ba para Goiás, saiu meu tio Manoel Joaquim com Tia Nilza, levando consigo o Ministério aqui iniciado na Assembleia de Deus, onde (ainda muito jovem) atv da pregação do Santo Evangelho, fez produzir muitos frutos e inúmeras vidas foram “SALVAS”. Sostinho (tratamento de primo), como já biografado, entre divs comprovações de inteligência rara e relacionamento com Deus, acolheu como esposa a não menos abençoada Heronildes – (Herô), com quem – juntos – fizeram aquela tão linda trajetória.
Não faço esse registro utilizando-me da condição de ” O MAIS IRMÃOS DOS MEUS PRIMOS” (como ele deixou registrado em uma Bíblia que me deu). Assim procedo tb como OVELHA e obediente observador do seu irretocável testemunho de; primo, irmão, filho, esposo, pai e SERVO DE DEUS, pois, desprovido de qualquer interesse ou apego a bens materiais, pautou sua vida dedicada ao SANTO MINISTÉRIO.
Suas declarações finais, já tendo recebido o EXCELENTE convite de Deus (creio), tentam convidar a Igreja, a entender o verdadeiro sentido de ” NAS LUTAS E NAS PROVAS, A IGREJA SEGUE CAMINHANDO”.
Ficam aqui registradas ( como se visíveis) as lágrimas que não secam ao rememorar, tornando real a ausência do nosso ” PASTOR SÓSTENES “.
Homenagem bem merecida, ao Falecido Pr. Sóstenes Apolo, tive o prazer de conhecer com toda a sua família. Uma família escolhida por Deus para servir ao Criador.
E ao Pastor Antônio Pereira que Deus abençoe por essa matéria tão linda! 👏👏👏
Já são passados 10 anos e a saudade não acaba. Convivi com ele por apenas 10 anos, mas aprendi muito. Um grande formador de obreiros. Sempre honrava as esposas de nós, obreiros. Muita saudade
estudamos juntos o então científicos em Sobradinho nos idos de 1966/68 dai então nao encontrei mais com ele. De Sobradinho para Asa Norte. Unb e outros lugares depois. sempre lembrando desse amigo e de outros do cientifico. Hoje com setenta e três anos de idade vejo parte da sua linda trajetória e me emociono. Perdi a oportunidade de mais tempo passar com ele. Deus estará sempre com ele o seu cantinho foi reservado. Nao sei se digo saudades ou seguro algumas lagrimas. Que Deus o abençoe e a todos que tiveram a grata oportunidade de ter participado com ele de alguma forma. Hj estou em Palmas Tocantins, aposentado mas ainda em atividade… Abracos a todos.
Tiver a honra e a alegria de ser ovelha desse abençoado e querido servo de Deus.Tivemos a alegria e tê-lo ministrando algumas vezes a palavra de Deus durante a celebração de aniversário da minha querida mãe aqui no Condomínio Jardim Botânico Vi aonde Jabis Moreira
Fui e continuo sendo abençoado pelas mensagens maravilhosas ministradas pelo querido Pr. Sóstenes Apolo.
Sou muitíssimo grato a Deus por ter sido pastoreado pelo Pr. Sostenes Apolos.