tex0033

tex0033

CONSERVANDO A CHAMA DO AVIVAMENTO

I. Considerações iniciais
  • A palavra “avivamento” não ocorre nenhuma vez, na Bíblia. As palavras “vida” e “avivar”, que lhe dão origem, sim ocorrem, e têm um significado bem específico nas Escrituras.
  • Os pentecostais dão À palavra “avivamento” um significado muito particular, geralmente associado à manifestação dos dons do Espírito Santo.
   • Geralmente chamamos de “avivamento” um conjunto de acontecimentos envolvendo o povo de Israel, como nação em determinadas épocas de sua história (II Cr 20.1-28, II Cr 29.1, 31.21, II Cr 34.1, 35.19, Ne 8.1-12) bem como à Igreja de Cristo em determinados lugares. Indubitavelmente, foram acontecimentos muito importantes, que afetam positivamente os anos subsequentes.
  • Tomando a palavra “avivamento” em seu significado exato, “ato de avivar ou avivar-se”, a conversão, a reconciliação e qualquer tomada de posição que resulte numa comunhão mais profunda com Deus, é um avivamento.

II. Coisas que, geralmente, não são ditas acerca de avivamento.
  • É possível que uma igreja esteja repleta do dom de línguas e dos outros dons e, mesmo assim, esteja cometendo sérios pecados contra Deus. Exemplo. Igreja de Corinto (I Co 1.7, 3.1-3, 5.1, 11.20-21). Logo, não se podem confundir manifestações do Espírito Santo com avivamento.
  • Quem participa de um “avivamento” não se orgulha disso e, as vezes, nem sabe disso.
o Quando o Espírito Santo opera com profundidade, Jesus é glorificado e não o grupo no qual ocorre essa operação (Jo 16.14).
o Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais sentimos nossas misérias (Is 6.5, Rm 7.24).
o Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais entendemos nossa carência d’Ele, logo estaremos insatisfeitos, sempre querendo mais, achando pouco o que temos (Sl 42.1, 2).
  • Quando ocorre uma grande colheita de almas numa igreja local ou nas igrejas de determinada região, se diz que ali está acontecendo um avivamento. Na verdade, antes da colheita, houve todo um preparo da terra, às vezes longo e penoso, houve plantio intenso e muitas lágrimas (Sl 126.5). Esses esforços anteriores também fizeram parte do avivamento (Jo 4.37).
  • Nunca se pode esquecer de que a igreja avivada é resultado de pessoas avivadas. Cada um de nós deve sempre fazer a si mesmo a pergunta “COMO ESTÁ A MINHA VIDA DIANTE DE DEUS?”.

III. O que significa “conservar a chama do avivamento”.
  • Empenhar-se para que nada interrompa a minha comunhão com Deus e fazer o máximo para que outros a recebam (I Co 9.22-27).
  • Cultivar minha comunhão com Deus, dedicando tempo à oração, leitura da Bíblia e ao louvor. Orando com o Espírito Santo e também com entendimento, cantando com o Espírito e também com o entendimento (I Co 14.15). Obs.. Orar e cantar com o espírito e fazê-lo em línguas sobrenaturais.
  • Empenhando-me para não ser tropeço na vida de ninguém, pelo contrario, para ser uma benção para os meus irmãos (Rm 14.13, I Ts 5.14-23). Assim, a vida se manifestará em nós r fluirá para outros (Jo 7.38).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *