Brasília, 19 de dezembro de 2010.
A palavra “natal” quer dizer nascimento. Daí vem a expressão “data natalícia”, referindo-se ao aniversário de alguém. Quando nos referimos ao Natal, estamos falando do nascimento de uma única pessoa: o Senhor Jesus Cristo. Essa festa é d’Ele. Não é do tal “papai Noel”, nem dos donos de lojas, nem de mais ninguém. Jesus deve ser lembrado, Jesus deve ser homenageado, Jesus deve ser louvado. Se for para comemorar o Natal, tem que ser para honrar a Jesus.
Não se sabe a data do nascimento de Jesus. A Bíblia não diz. Para complicar mais as coisas, Jesus cristo nasceu entre o povo judeu, um povo cujo calendário é baseado nas fases da lua e não no movimento da Terra em volta do sol. O calendário lunar não “bate” com nenhum calendário solar (sim, há e já houve mais de um calendário solar). Tem mais complicação: o calendário que utilizamos hoje não existia no tempo de Jesus.
Ninguém sabe se Jesus nasceu, mesmo, no dia 25 de dezembro. Quer saber de uma coisa? É muito provável que Jesus Cristo não tenha nascido na época que corresponde ao final de um ano nosso. Então insistindo: NINGUÉM SABE A DATA EM QUE JESUS NASCEU! Isso é bom ou é ruim? ISSO É MUITO BOM. Sabe por quê? Porque o nascimento de Jesus deve ser comemorado todos os dias do ano.
É errado comemorar o Natal de Jesus em dezembro? Não. Se deve comemorar todos os dias, isso inclui o 25 de dezembro. E já que todo mundo está comemorando, vamos aproveitar a “onda” e vamos comemorar com mais entusiasmo. Mas vamos comemorar direito. Sem “papai Noel”, sem excessos no comer ou no beber, sem inventar comemoração que ofendam ao aniversariante.
Levando em conta as considerações que fizemos acima, desejamos a todos os nossos irmãos e amigos um Feliz Natal!