plv0585

plv0585

Brasília, 21 de novembro de 2010.

PORQUE SERVOS DE DEUS ADOECEM?

  Esta é uma pergunta que, por um lado, pode ser respondida com facilidade e que, por outro, é das mais complexas que se podem formular.
  A pergunta é fácil de responder se levarmos em conta que estamos em um mundo desequilibrado, contaminado pelo pecado, e que Deus nunca prometeu colocar aqueles que O servem dentro de uma redoma para isolá-los dos males do mundo. Até porque, isolados do mundo não poderíamos influenciá-lo. Então, estamos tão expostos às doenças e a quaisquer outros males físicos, quanto às outras pessoas. Isolamento total de males só em nossa futura morada, onde não haverá mais pecado e nada que contamine (Ap 21.27).
  A questão se complica muito quando queremos entender porque alguns servos fiéis de Deus padecem de doenças horríveis enquanto muitas pessoas ímpias não passam por tais sofrimentos. Porque, como escreveu o pregador, “há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios pois a quem sucede segundo as obras dos justos” (Eclesiastes 8.14). Como entender, também, que crianças inocentes, muitas até filhas de servos de Deus, padeçam de enfermidades, às vezes de males que as fazem sofrer muitíssimo.
  A explicação espiritista de que crianças e também os adultos sofrem para pagar por erros que teriam cometido em outras “encarnações” não satisfaz por várias razões, especialmente porque isso resultaria em uma salvação independente do sacrifício expiatório de Jesus, o que é claramente anticristão. Definitivamente, não é isso.
  E então, como ficamos? Em primeiro lugar, temos que abrir mão, definitivamente, de querer entender todas as questões da vida. Somos seres limitados. Só Deus sabe tudo. Há coisas que, ao menos por enquanto, estão ocultas para nós (Dt 29.29).
  Mas, embora a Bíblia não nos dê margem para querer explicar, de maneira completamente satisfatória, por que Deus permite que um servo ou uma serva fiel padeça sofrimentos tão terríveis que há neste mundo, ela, a Bíblia, tem muita coisa a dizer sobre esse assunto. Por enquanto guarde consigo este pensamento: Quando Deus não nos impede de passar por determinados sofrimentos, Ele nos dá forças para passar por eles. É o que o apóstolo Paulo quer dizer quando afirma: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *