plv0568

plv0568

Brasília, 04 de julho de 2010.

DE TUDO SE ABSTÉM

  Quando eu era menino (Ih, faz tempo), o ensino para as crianças na Escola Dominical praticamente se limitava à memorização do “Texto áureo” e ao cântico de alguns “corinhos”. Quando eu digo “crianças” estou me referindo a todos que tinha entre três e doze anos de idade. Os repertórios de canções talvez não chegassem a dez. A meninada era levada para debaixo de uma árvore frondosa ou para alguma construção inacabada existente no terreno da igreja (a nova casa pastoral, por exemplo) e ia repetindo as frases que a professora ditava todos em voz alta, até memorizar tudo direitinho. No final da aula, a turma era trazida até à frente da congregação e, de novo, recitava o “Texto Áureo” e cantava um dos corinhos do repertório.
  Que bom que hoje dispomos de tantos recursos para o ensino das crianças, juniores e adolescentes, cada grupo subdividido em faixas etárias. A maioria das igrejas dispõe de professores treinados e de instalações bem melhores do que as do meu tempo de criança. Mas, pode crer aquilo que eu aprendi de maneira tão rústica e pobre de recursos não foi em vão.
  Uma boa parte dos “textos áureos” que aprendi, eu tenho na memória até hoje. Um deles é I Coríntios 9.25: “todo aquele que luta, de tudo se abstém…”. é claro que eu não tinha a menor ideia do que quer dizer “se abstém”, mas, apesar disso, o texto bíblico ficou guardado lá no “arquivo”. Um diz, como num estalo, descobri o sentido da frase e foi como se eu tivesse achado um maravilhoso tesouro dentro do meu próprio coração. E que tesouro!
  Eu descobri que, naquela parte da carta que escreveu aos coríntios, o apóstolo Paulo está fazendo um paralelo entre a vida cristã e a dos atletas. Ele está dizendo que aqueles que disputam campeonatos e querem ganhar medalhas (ele chama isso de “coroa corruptível”), se privam (“se abstém”) de muitas coisas. Em suma, um bom atleta não leva a vida de qualquer maneira.   Ele tem que dormir na hora certa, acordar na hora certa, se alimentar corretamente, comparecer pontualmente aos treinos enfim, tem que ser muito disciplinado. Ou é assim ou ele não ganha medalha nenhuma e é um atleta fracassado.
  O cristão também, se não aprende a ter uma vida disciplinada, corre o risco de fracassar.
  Porque não lemos a Bíblia como devemos? Falta de tempo? Não: falta de disciplina. Porque não oramos tanto como devemos? Mesma coisa. E porque faltamos aos cultos? Porque chegamos atrasados? Porque não entregamos os dízimos? Porque mal temos moedinhas para dar de oferta? É tudo por falta de disciplina.
  Quer ser um bom cristão? Quer ter uma vida vitoriosa? Abstenha-se das novelas e de todos os maus programas de televisão. Abstenha-se de assistir a tantos jogos de futebol. Abstenha-se daquelas coisas que existem na internet só para roubar o nosso tempo (muitas vezes a nossa espiritualidade também). Abstenha-se das conversas que não servem para a edificação de ninguém. Abstenha-se de comprar coisas que só servem para dar lucro para alguém e complicar sua vida financeira. Enfim, abstenha-se de tudo o que está prejudicando ou que possa vir a prejudicar o seu relacionamento com Deus. faça isso e tenha certeza: você será um verdadeiro campeão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *