Brasília, 18 de abril de 2010.
Há pouco mais de quinhentos anos os navegadores portugueses chegaram ao que é hoje o sul do estado da Bahia. Como somos informados desde a escola primária, isso aconteceu no dia 22 de abril de 1500.
No local onde foi celebrada a primeira cerimônia religiosa em nosso território, a baía Cabrália, está uma enorme cruz de concreto. Na cidade de Porto Seguro, pertinho dali, está o Museu do Descobrimento, onde se pode visitar a réplica de uma caravela do tipo que os navegadores utilizaram para cruzar o oceano Atlântico. Quem visita o museu custa a acreditar que alguém pudesse realizar tal façanha viajando num negócio daqueles, sem instalações sanitárias, sem condições apropriadas para armazenagem de alimentos e exposto a todo o tipo de doença.
Como se sabe, a chamada Era dos Descobrimentos foi um tempo de profundas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais no mundo e deu um novo rumo a toda a história mundial. Como não poderia deixar de ser, a reorganização mundial afetou a evangelização dos povos. É claro que Deus, o Senhor da História, trabalhou em tudo aquilo.
No mesmo mês do nosso descobrimento, mas no dia 21, aconteceu o enforcamento de Joaquim José da silva Xavier, o Tiradentes. Isso foi no ano de 1792. Os habitantes do Brasil estavam em pleno processo de sua conscientização como povo. Estávamos a caminho de sermos uma nação soberana. Graças a deus somos hoje um país livre, estruturado, próspero, amistoso e, através daqueles que servem ao Senhor Jesus Cristo, abençoador.
Quatrocentos e sessenta anos após o descobrimento do Brasil, no mesmo dia em que o Tiradentes foi martirizado, veio a inauguração de Brasília, a nova Capital Federal. Não há como ignorar o quanto esse evento foi benéfico ao nosso país. Sob todos os aspectos, inclusive o espiritual. É verdade que há muitas coisas ruins em nossa cidade entre as quais o consumismo exacerbado, o uso de drogas em níveis alarmantes, muita feitiçaria, e desagregação familiar. Mas, graças a Deus, há muitas coisas boas por aqui. Eu creio que o saldo é positivo. A proporção de pessoas que professam a verdadeira fé cristã é uma das maiores do país. Há igrejas evangélicas por toda aprte; tem gente que não gosta disso, mas eu penso que por menor que seja o compromisso dessas igrejas com a Palavra de Deus, elas são instrumentos úteis nas mãos do Senhor.
Neste ano o Brasil celebra os 510 anos de seu descobrimento e Brasília os 50 de sua inauguração. Devemos ser gratos por tudo o que há de bom e bonito em nosso país e, também, pelas intervenções divinas que nos têm permitido viver em um país livre e próspero. Devemos orar e trabalhar para que Deus seja sempre e cada vez mais glorificado neste país, começando pela Capital Federal, e para que o Brasil seja sempre e cada vez mais uma bênção para as outras nações.
Sejamos também gratos a Deus pela bênção que Brasília é para todos nós que vivemos aqui e para toda a nação. Igualmente oremos e empenhemo-nos pelo bem de nossa querida cidade.