Brasília, 22 de fevereiros de 2009.
O QUE TENS GUARDADO PARA DEUS?
Nos tempos do apóstolo Paulo alguém disse, na cidade de Tessalônica, que os cristãos haviam “alvoroçado o mundo” (Atos 17.6). A tradução literal do que se disse ali é que os cristãos haviam “colocado o mundo de cabeça para baixo”. Bem, na verdade o mundo estava sendo colocado de “cabeça pra cima”. E elas próprias, que viviam como morcegos. Aí o Evangelho chegou e colocou as coisas em seus devidos lugares.
A coisa triste é que, hoje em dia, o mundo está colocando muitos segmentos do cristianismo de cabeça pra baixo. E é de cabeça pra baixo, mesmo.
O mundo está no maligno (I Jo 5.19). Em consequência disto, o estilo de vida mundano é egoísta e arrogante. Cada pessoa se acha tão importante que se dá o direito de exigir que todas as outras vivam em função dela própria. Isso é arrogância. É muito egoísmo, mas é o estilo mundano de vida.
E o que está acontecendo hoje em dia? Muitas igrejas que se dizem cristãs estão incitando as pessoas a pensarem apenas em si mesmas. A mensagem que se prega em tais igrejas é: “Você é a pessoa mais importante que existe no universo. Venha. Exija tudo o que você quiser. Você merece. Você pode exigir”. Nada se diz sobre servir ao próximo. Compartilhar. Sacrificar-se pelos outros. Que nada! Qualquer coisa que se diga nesse sentido afasta as pessoas.
Agora, a parte mais espantosa de tudo isso: a arrogância dos pseudocrístãos é tão grande, que eles querem que Deus seja o serviçal deles. É pouco que todas as pessoas vivam em função deles. É preciso que Deus viva para eles. Que Deus é esse? Na cabeça desses pseudocrístãos, eles é que são os deuses (cada um deles pensando que é Deus) e Deus é o servo.
Desconfie dessas igrejas em que se diz constantemente: “Venha ao culto para receber sua bênção”. Afinal, o culto é para quem? Se o culto é oferecido ao verdadeiro Deus, as pessoas devem ir a ele para dar alguma coisa e não receber. É verdade que Deus é tão bom que, quando vimos à sua presença para oferecer nosso louvor, nossa adoração, nossa própria vida, Ele age de maneira tão gloriosa em nós que saímos mais enriquecidos do que quando chegamos. Mas isso é manifestação de sua graça, de sua generosidade, não de qualquer dúvida que Ele tenha para conosco. E Ele nos abençoa para que nós O possamos servir mais e melhor. É tudo para a glória d’Ele. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.
Não vamos colocar o carro na frente dos bois. Coloquemos o cristianismo “de cabeça pra cima”. Submetamos ao senhorio do Deus verdadeiro. Ele é o Senhor. Nós somos os servos. Sirvamo-lo com o melhor que tivermos. Sirvamo-Lo agora e para sempre. E por falar nisso,
O QUE VOCÊ TEM GUARDADO PARA DEUS?