Brasília, 21 de dezembro de 2008.
-Oi, tudo bem?
-Tudo bem, e você?
-Eu estou bem, obrigado.
O diálogo acima tão comum deveria significar o seguinte:
-Hei, eu notei sua presença. Estou sinceramente interessado em saber como você se encontra. Se você estiver bem, eu quero me alegrar com você por isso. Se você não estiver bem, eu quero saber em que posso ajudar para melhorar.
– Estou contente porque você se preocupou comigo. Quero que saiba que eu estou bem, e quero saber se você também está para fazer por você o mesmo que você faria por mim.
– Ah que bom que você está bem. Quero que saiba que comigo também tudo está em ordem e agradeço-lhe por essa sua atitude tão gentil.
Mas, eis o que aquele diálogo significa na prática:
-Aí está você. Se eu não lhe disser alguma coisa, você vai perceber que eu sou uma pessoa que não se importa com ninguém, a não ser comigo mesmo. Portanto, ou, tudo bem?
-Ah, você falou comigo, então eu sou obrigado a responder. Então, eu estou bem, e você?
-Ok, já que começamos a fazer de conta que nos preocupamos um com o outro, eu estou bem obrigado.
E este outro diálogo aqui: “Feliz Natal”. “Igualmente”. Que pode significar? Eu diria que cinquenta por cento das vezes em que ele ocorre, o que está se passando é o seguinte: “Já que eu tenho de dizer-lhe alguma coisa, estamos em dezembro e ainda não ultrapassamos o dia 25, eu tenho que dizer o que todo mundo está dizendo. Portanto, Feliz Natal”. “Ok, já sei o que sou obrigado a responder. Portanto, Igualmente”.
Felizmente, penso eu, dez por cento das vezes as pessoas estão dizendo: “Há dois mil anos atrás, Jesus que é o Verbo Eterno, nasceu em Belém para viver entre nós e morrer pelos nossos pecados. Fico feliz, porque, a esta altura do ano, em boa parte do mundo se comemore esse fato histórico que mudou toda a história da raça humana, ainda que muitas pessoas não estejam conscientes disso. De qualquer forma, desejo que um genuíno sentimento de alegria e gratidão esteja presente em seu coração, de maneira especial nesta época da vida”. “Oh, que bom. Eu desejo isso para você também”.
Por favor, Inclua-me no grupo dos seus “dez por cento” e receba os meus sinceros votos de FELIZ NATAL