plv0516

plv0516

Brasília, 5 de outubro de 2008.

A VIDA CRISTÃ EFETIVA

  Neste ano de 2008 o número de adeptos do islamismo no mundo ultrapassou o de católicos romanos. Mas as estatísticas dizem que o número de cristãos ainda é maior do que o de mulçumanos porque o cristianismo inclui também o catolicismo ortodoxo, o protestantismo, os mórmons, as chamadas “Testemunhas de Jeová” e vários outros grupos que se declaram também cristãos. Mas, será que basta alguém se declarar cristão, não. Em Lucas 6:46 Ele pergunta: “Porque me chamais Senhor, senhor, e não fazeis o que eu digo?”.
  Jesus não veio a este mundo para fundar uma religião. Ele veio para resgatar as pessoas humanas que estava irremediável e eternamente perdidas. Ele pagou um preço altíssimo, muito mais do que qualquer um possa imaginar. Não valeria a pena, para Ele, pagar um preço tão alto, simplesmente para fundar mais uma religião.
  Ser verdadeiramente cristão é ser salvo por Jesus Cristo. Salvar, como todos sabemos, significa preservar, impedir que se perca, impedir que seja desperdiçado. Se alguém não é salvo por Jesus Cristo se perde, se desperdiça, vive na perdição e vai para a perdição eterna. Quem disse isso? O próprio Jesus. Ele declarou: “Se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados” (João 8.24). Disse mais: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).
  A todas as pessoas que ainda não estão salvas, Jesus convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Então, tudo começa com o ouvir o convite de Jesus e vir a Ele. Mas não se pode parar por aí. Em seguida, Jesus diz: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (verso 29). É preciso caminhar com Jesus, aprender com Jesus, parecer com Jesus.
  Jesus sempre deu o máximo valor à Palavra de Deus, à Bíblia Sagrada. Ele lia à Bíblia, meditava na Bíblia, vivia a Bíblia, pregava e ensinava a Bíblia. Se quisermos conhece-lo bem e viver como Ele viveu, teremos que fazer o mesmo: ler a Bíblia, meditar na Bíblia, viver os ensinamentos da Bíblia.
  Outra característica marcante do Salvador Jesus era seu relacionamento intenso com o Espírito Santo, Jesus era cheio do Espírito Santo (Lucas 4.1) era guiado pelo Espírito Santo (Lucas 4.11) pregava, ensinava e operava milagres pelo poder do Espírito Santo (Lucas 4.17-22). Ele também disse que nós podemos e devemos ser cheios do Espírito Santo e, assim, seremos testemunhas suas (Atos 1.8).
  Há muitos cristãos nominais neste mundo, ou seja, pessoas que se dizem cristãs, mas que ainda não foram salvas por Jesus. Elas dizem que seguem a Jesus, mas de fato, não o fazem, porque não O tem como Senhor.
  Felizmente, há também muitos cristãos verdadeiros. A Bíblia nos fala de autênticos seguidores de Cristo, cujo exemplo convém imitar. Uma dessas pessoas foi Felipe, cuja história se encontra no livro de Atos dos Apóstolos, especialmente nos capítulos 6 e 8. Ele era um homem salvo por Jesus, que amava a Palavra de Deus, vivia de acordo com os ensinamentos da Bíblia, era cheio do Espírito Santo e, em consequência de tudo isso, prestou relevantes serviços à causa do Evangelho.
  Procuremos seguir o exemplo de Felipe e de todos os verdadeiros cristãos do passado e do presente. Acima de tudo, sigamos o exemplo de Jesus Cristo, nosso Salvador, Senhor e Mestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *