plv0503

plv0503

Brasília, 27 de abril de 2008.

CONSCIÊNCIA DE SI MESMO

  “E os filhos dentro dela; então disse: Se assim é, porque sou eu assim? E foi-se a perguntar ao Senhor” (Gênesis 25.22)
Passados mais de quinhentos anos de história, o Brasil pode fazer a mesma pergunta de Rebeca: porque sou eu assim? Assim como? O país de um povo misturado, um povo alegre, criativo, que tem alegrado o mundo com o seu futebol, que tem divertido, às vezes prejudicando muito, vários países com sua leitura, suas músicas e suas novelas.
  Costumamos dizer que há três grandes livros sobre Deus. O mais importante deles, claro, é a Bíblia Sagrada. Outro grande livro é a natureza, o mundo físico. A mesma Bíblia diz: “A Terra está cheia da bondade do Senhor” (Sl 33.5b). Também dizem: Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Sl 19.1).
  O terceiro grande livro sobre Deus é a História Universal. Ao analisar a História, percebemos claramente como Deus tem exercido sua soberania neste mundo, conduzindo os acontecimentos para realizar Seus maravilhosos propósitos. Este outro texto bíblico trata disso: “…o Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens, e os dá a quem quer” (Dn 4.32b).
  A História do Brasil é um capítulo da História Universal. Neste capítulo da história, como não poderia deixar de ser, há claras evidências da intervenção divina.
  Porque este país, que ocupa metade do território da América do Sul, foi colonizado pelos portugueses e não pelos espanhóis, como praticamente todos os outros? Deus. porque temos uma área geográfica bem maior do que a que deveríamos ter, segundo o famoso Tratado de Tordesilhas? Deus. Porque a transferência da família real portuguesa para cá, um episódio tão decisivo para o Brasil ser o que é hoje, teve o apoio da Inglaterra, um país, de formação protestante? Deus. Porque a nossa independência de Portugal foi pacífica e não sangrenta? Deus. Porque um brasileiro presidiu a assembleia da ONU que deu autorização ao povo de Israel para ocupar seu território na Palestina? Deus.
  Hoje nosso país está abençoando outros através do cumprimento de missões de paz. Estamos abençoando, também, através de tratados de cooperação científica e econômica. E, mais importante do que tudo, estamos abençoando através de testemunho de servos e servas de Deus, nossos patrícios, que estão espalhados, literalmente, por todas as partes do mundo. Uns foram enviados formalmente para servir como missionários. Outros muitos outros, estão servindo como missionários sem terem recebido esse título. E a verdade é que até os nossos problemas econômicos têm contribuído para isso. De uma maneira ou de outra, brasileiros estão na Europa, na Ásia, na África, na Oceania e em outros países do Continente Americano, como operários, cientistas, empresários, técnicos, funcionários públicos civis e militares, e até na categoria formal de “religiosos”, dizendo que há um Deus único, Santo, Todo-Poderoso, que “amou o mundo de Tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Como foi que chegamos a todos os países aonde estamos? Conduzidos pelas mãos de Deus, que nos tem guiado como nação, desde o começo da nossa história. Glória a Ele!
  “Porque dele e por ele, e para ele são todas as coisas: glória pois a ele eternamente Amém” (Rm 11.36).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *