plv0477

plv0477

Brasília, 1 de julho de 2007.

  Uma hora são sessenta minutos, certo? Mas pode parecer uma eternidade se é o quanto falta para terminar o expediente de sexta-feira. Ou parece que não dura nada quando é todo o tempo que você tem para fazer uma prova importante.
  A verdade é que uma hora é uma hora, seja para viver momentos muito agradáveis ou não tão agradáveis, momentos de tensão ou de relaxamento. E a vida toda é constituída de segundos, que formam os minutos, que se agrupam em horas de que são feitos os dias, semanas, meses, anos e, afinal, uma existência humana na Terra. E, sabe o que mais? A forma como viveremos na eternidade é determinada pela maneira como administramos essas “horinhas” que passamos de lado de cá da vida. Resumindo: se lidarmos responsavelmente com cada hora que tivermos para viver neste mundo, superaremos bem as dificuldades dos momentos ruins e desfrutaremos melhor os agradáveis o que, certamente, resultará num balanço positivo da vida terrena e conduzirá a uma eternidade feliz. Resumindo o resumo: administre bem cada hora para não desperdiçar sua vida terrena nem comprometer a qualidade de sua existência eterna.
  Ser bem sucedido na vida depende de três coisas: definição, planejamento e disciplina.
  É preciso definir o que se quer fazer da vida. Quando se diz que alguém “foi bem sucedido” é claro que ele ou ela alcançou algo a que se havia proposto alcançar. Não existe um padrão único de sucesso. Uma pessoa pode ser bem sucedida, por exemplo, como funcionária pública, civil ou militar, profissional liberal, empresária, artista ou missionária. Antes de tudo, defina aonde quer chegar sua vida.
  Em segundo lugar, é preciso planejar a caminhada. É preciso estabelecer como chegar lá. É como ter um roteiro, um mapa. Talvez, ao longo da “viagem”, tenha-se que fazer alguns ajustes no roteiro. Mas é preciso ter um roteiro inicial. É claro que um percurso todo pode, e geralmente é composto por etapas.
  Finalmente, há que ter disciplina para seguir o planejamento feito, não desistir diante dos obstáculos nem passar a vida inteira mudando frequentemente os objetivos, andando em “zig-zag”.
  Eu não disse, mas acho que não preciso dizer a cristãos, que o nosso viver deve ser para a glória de Deus, sejam quais forem os objetivos que nos propusermos alcançar neste mundo. Não disse, mas isso também é óbvio, que ao longo da nossa jornada devemos, sempre, cultivar a comunhão com Deus, orando, louvando, lendo e meditando na Palavra. Afinal, esses são os ingredientes que contribuem para que nos sintamos bem a cada instante e, assim, estar em boas condições gerais para tomar decisões pontuais acertadas, ter resistência diante dos obstáculos e ser eficiente nas ações.
  Esperando que estes breves momentos que passamos juntos tenham-lhe sido úteis, termino desejando-lhe sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *