plv0450

plv0450

Brasília, 26 de novembro de 2006.

DE BEM COM A VIDA

  De uns tempos pra cá nós incorporamos à nossa linguagem a expressão “de bem com a vida” para designar as pessoas que estão sempre alegres, entusiasmadas, cheias de otimismo. O termo é bem apropriado. O fato de gostar de viver faz toda a diferença na vida de uma pessoa.
  Quando se está bem com a vida tem-se mais boa vontade com a própria vida. Aí se aceita com mais tolerância às coisas ruins que acontecem e se consegue enxergar e aproveitar melhor as coisas boas.
  Uma pessoa de mal com a vida só vê o que há de ruim. Aí vive reclamando, choramingando, se maldizendo. Com o tempo, ela adota isso como um estilo de vida. Daí em diante já passa a ser automático: mesmo quando coisas boas acontecem, a pessoa já nem sabe o que é sorrir, desfrutar, agradecer. Passa a ser um círculo vicioso: a pessoa está de mal com a vida e, como resultado, a vida fica de mal com ela.
  Para quebrar o círculo vicioso, é preciso querer fazer as pazes com a vida. É preciso querer. Como diz a Bíblia: “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra” (Isaías 1.19). Uma vez tomada a decisão de passar a viver de bem com a vida, algumas providências precisam ser tomadas. Uma delas é ter mais cuidado com o que se fala. Muitas vezes, aquilo que andamos dizendo complica toda a nossa vida. É por isso que a Bíblia diz também: “Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a” (I Pedro 3.10, 11).
  Como se pode ver neste último versículo que citei, outra coisa que se precisa fazer é empenhar-se para viver uma vida que seja útil. “Faça o bem”, é a recomendação da Palavra de Deus. Uma vida baseada no egoísmo não pode ser feliz. Ninguém é feliz vivendo em função de si mesmo.
  Quando tomamos o rumo de deixar de ser egoístas, já estamos no caminho do amor. Mas querer de verdade. Um querer o bem que leva a fazer o bem. E, amigos, amar é a coisa mais importante da vida. Quem é capaz de amar de verdade, já está de bem com a vida.
  Viver para amar. Ter amor na vida. Viver por amar. Ter amor pela vida. São coisas tão entrelaçadas. Viver e amar: duas coisas tão intimamente ligadas!
  Amar a vida é amar a Jesus porque Jesus é A Vida, segundo Ele mesmo nos diz: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida…” (João 14.6). Então, quer fazer as pazes com a vida? Viva de bem com Jesus. Receba-O como Senhor e Salvador, ande com Ele, fale com Ele, ouça sua voz, sirva-O, louve-O, adore-O. É assim que se vive DE BEM COM A VIDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *