Brasília, 3 de setembro de 2006.
“O Senhor fez todas as coisas para os seus próprios fins; e até ao ímpio para o dia do mal” Provérbios 16.4
O Senhor fez o ímpio? Então as pessoas são ímpias porque o Senhor as fez assim? Veja bem: o texto está dizendo que Deus designou o ímpio para o dia do mal. Quem é ímpio é ímpio porque quer. Cada um de nós é livre para escolher ser bom ou ser mau. Em contrapartida, arcamos com as consequências das nossas escolhas. Este é um dos conceitos mais importantes da Bíblia Sagrada.
A melhor maneira de entender Provérbios 16.4 é esta: uma vez que os ímpios já existem, Deus os destina para o dia do mal. A utilidade do ímpio é esta: ser castigado no dia do mal.
Mas o texto diz que Deus dá uma utilidade para tudo, pessoas e coisas, e não apenas para o ímpio.
As coisas não podem escolher o que Deus vai fazer com elas. As pessoas podem. Quem escolhe ser ímpio escolhe ser destinado para o dia do mal. Quem escolhe ser ímpio, escolhe ser destinado para o bem. O bem é a vontade de Deus. Escolher o bem é querer fazer a vontade de Deus que é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2). cada um de nós tem um papel, uma missão, a cumprir dentro do plano geral que Deus tem para este mundo. O plano geral está na Bíblia. Dentro desse plano geral, há coisas básicas que todos nós temos que fazer. Essas coisas específicas nós chamamos de “missão”. A missão de cada um, Deus revela à medida que cultivamos nossa comunhão com Ele.
Nossa missão específica é cumprida dentro da congregação da qual fazemos parte. Essa congregação, por sua vez, tem um papel a cumprir dentro da Igreja Universal do Senhor Jesus Cristo. Também as congregações têm uma missão básica e uma missão específica a cumprir. A missão básica é promover o crescimento espiritual daqueles que a compõem, promover a adoração coletiva e a evangelização em grande escala, nisto incluída toda a ação que veicule a manifestação da graça de Deus para a comunidade em que a congregação está inserida.
Algumas congregações se dedicam mais à pregação do evangelho nos lugares públicos ao seu redor. Outras impactam seu ambiente com o louvor a Deus que extrapola ao nível comum. Outras priorizam o ensino bíblico. Há aquelas que dão importância primordial às obras sociais. E assim por diante. O importante é que cada uma, além da realização das tarefas básicas de uma igreja local, cumpra a sua missão no contexto geral da Obra de Deus na Terra.
Nossa igreja, a Assembleia de Deus que está na avenida L2 Sul do Plano Piloto de Brasília, tem a missão específica de cooperar com a evangelização dos povos que estão distantes de nós, seja geográfica, seja culturalmente. É por isso que, nos últimos dezenove anos, temos comemorado o aniversário da igreja com a realização de uma Conferência Missionária. Com isso, além de estarmos sempre sendo lembrados de nossa missão específica como igreja, abençoamos outras congregações, compartilhando com elas nossas experiências e conhecimentos missionários.
Damos boas-vindas a todos os que vêm participar da CONACIM/2006 e desejamos que, de alguma forma, ela contribua para a descoberta e preparo de cada um para a realização de seu papel.