Brasília, 6 de agosto de 2006.
A fé é algo que nós abrigamos no coração. Se você olhar para uma mulher ou para um homem de fé, parado, calado, você não vê nada de extraordinário. Você não vê sua fé. Mas é só ele ou ela começar a falar e já sua fé se manifesta.
O falar de alguém que tem fé é bem característico. Nunca são pronunciadas palavras que representem desânimo da aprte de quem está falando ou que possam desencorajar a quem está ouvindo. São sempre palavras de esperança, de confiança no futuro próximo e distante.
A fé produz palavras agradáveis, benéficas, abençoadoras.
O agir de quem tem fé também é diferente. Sim, a fé produz atitudes e atos surpreendentes.
Quem tem fé produz obras de fé. É por isso que a bíblia diz: “Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2.26). As obras estão para a fé como o espírito está para o corpo. O corpo da nossa fé são as nossas obras. E aqui não estamos falando só em dar esmolas para os pobres ou contribuir financeiramente para com a nossa igreja. Estamos falando do nosso dia-a-dia. Cada coisa que fizermos nesta vida deve ser uma expressão da confiança que temos em Deus.
Quando uma pessoa que tem fé sabe que estão abertas as inscrições para um concurso, ela pensa: “Eu creio que Deus quer que eu me esforce para ter um bom emprego. Então, eu vou me inscrever e preparar-me o melhor que eu puder para passar neste concurso. Se eu passar e for classificado, serei um representante de Deus naquela repartição”. Se acontece a contratação, ela diz: “Graças a Deus. foi Ele quem me guiou, me fortaleceu e me trouxe até aqui”. Se a contratação não acontece ela diz: “Graças a Deus, certamente o Senhor me quer em outro lugar, ao menos por enquanto”.
Precisamos de fé para ser curados. Precisamos de fé para aceitar a doença. Precisamos de fé para nos casar. Precisamos de fé para viver sem casar pelo tempo que o Senhor quiser. Precisamos de fé para arrumar as malas e sair para viajar. Precisamos de fé para não ficar irritados quando perdermos o avião ou quando o voo for cancelado.
Nós gostamos muito de citar Filipenses 4.13 como expressão de nossa fé: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Mas é bom que prestemos atenção ao que diz o verso anterior: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”.
A área da nossa vida em que mais necessitamos empregar a fé é na promoção do Reino de Deus. Jesus nos disse: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça…” (Mateus 6.33). para fazer isso, irmão, é preciso ter fé. Fé para gastar tempo lendo e meditando na Palavra de Deus. fé para fazer o que a Bíblia manda fazer. Fé para trocar o lazer, o descanso ou alguma atividade que nos traria alguma vantagem financeira pela oração. Fé para estar no templo ao invés de estar em casa. Fé para amar os irmãos em Cristo e desejar estar com eles. Fé para investir em missões. Fé para contribuir com trabalho e dinheiro para a obra filantrópica. Fé para evangelizar os parentes, amigos e colegas de trabalho.
Pois é, querido (a) irmão (a): se quisermos agradar a Deus, precisamos ter fé (Hebreus 11.6). Acredite: nunca seremos, realmente, felizes, se nossa vida não agradar a Deus. Portanto, tenha fé em Deus!