plv0440

plv0440

Brasília, 30 de julho de 2006.

CONVERSANDO SOBRE A FÉ

  A fé é um tema muito fértil. Seria muita pretensão de qualquer pessoa querer esgotar este assunto. Mas há coisas básicas a respeito dele que toda pessoa deveria conhecer.
  Uma coisa muito interessante que se pode dizer sobre a fé é que todas as pessoas a possuem. Sim, inclusive os ateus. O ateu crê que Deus não existe. E sabe que é preciso muita fé para crer nisso? Com tanta evidência da existência de um Criador, com tudo ao nosso redor dizendo que ele existe, é preciso muita coragem, muita fé mesmo, para acreditar no contrário disso.
  Outra informação muito útil sobre a fé: ela se manifesta de muitas maneiras. Em outras palavras, existem vários tipos de fé. Por exemplo, existe a fé natural, uma fé que todo mundo tem. Os ateus possuem fé natural. Os religiosos também têm fé natural. A gente exercita a fé natural quando planta uma semente, quando come um sanduíche sem se preocupar com a possibilidade de ele estar envenenado, quando toma um elevador, quando faz uma viagem aérea (você costuma perguntar se o piloto está habilitado a conduzir aquela aeronave?), e assim por diante.
E  xiste a fé salvadora. Esta só os verdadeiros cristãos possuem. A Bíblia diz: “Pela graça sois salvos, por meio da fé…” (Efésios 2.8). Então, somos salvos através da fé. Mas esta fé, a fé que salva, é uma fé diferente. Ela tem origem na Palavra de Deus. Também está escrito: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10.17).
  Pela Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, ficamos sabendo que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). e a mais maravilhosa de todas as verdades: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
  Só podemos ter a Jesus como nosso Salvador se o tivermos, também, como nosso Senhor, ou seja, se entregarmos nossa vida para ser dirigida por ele. Então, a fé salvadora é isto: confiança absoluta em Jesus.
  Uma vez que tivemos fé para ser salvos, precisamos manter a fé, a confiança em Jesus, para continuar salvos, pois, como está escrito: “tu estás em pé pela fé” (Romanos 11.20). Se deixamos a fé, naufragamos (I Timóteo 1.19). A vida cristã é uma vida de fé: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Esta fé às vezes está mais forte, às vezes está mais fraca, mas precisa estar sempre viva.
  Nossa fé é fortalecida à medida que nós a alimentamos, lendo e ouvindo a Palavra de Deus, e a exercitamos, colocando-a em prática no dia-a-dia do nosso viver. Os problemas da vida, as dificuldades que enfrentamos quando trabalhamos para o crescimento do Reino de Deus, são oportunidades para usarmos a nossa fé. A fé precisa ser usada, colocada em prática.
  Cada vez que obtemos uma vitória pela fé, somos habilitados a obter novas e maiores vitórias. Quando nos saímos bem numa situação, estamos prontos para prevalecer em outras situações. Isso é o que a Bíblia chama de avançar “de fé em fé” (Romanos 1.17).
  Se você já foi salvo pela fé, exercite essa fé. Aperfeiçoe essa fé. Batalhe “pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 3). Vença pela fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *