plv0438

plv0438

Brasília, 9 de julho de 2006.

BELEZA E UTILIDADE

  “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes” Salmos 92.13, 14
  Muitas pessoas têm um pavor enorme de envelhecer. Estão sempre mentindo acerca de sua idade e fazendo tudo o que podem para esconder os sinais do envelhecimento. Se alguém, por descuido, anunciar a idade verdadeira delas, passa a ser considerado como inimigo pelo resto da vida. Se aumentar a idade, então…
  Por que será que as pessoas não gostam nem de ser lembradas de que estão ficando velhas? Em parte, creio eu, é porque a sociedade, em geral, atribui à velhice características negativas. Duas dessas características são a feiura e a inutilidade. Que preconceito bobo! Ninguém precisa ser velho para ser feio e nem jovem para ser bonito. Beleza não tem nada a ver com idade. E ter uma vida produtiva ou não, também não depende de quantos anos uma pessoa já tenha vivido.
  Quem faz opção de andar com Deus é, necessariamente, uma pessoa bela e produtiva. Isso está declarado no verso 14 do Salmo 92: “ainda darão frutos…serão florescentes”. Florescente nos lembra flor, beleza, vitalidade. Dar fruto é o que caracteriza o que é produtivo, frutífero.
  Uma pessoa que anda com Deus tem paz, irradia a serenidade de quem conhece o poder e a sabedoria do Senhor. A glória de Deus se reflete em seu rosto, realçando e ampliando sua beleza física. Eu creio nisso porque a Bíblia assim o declara. Vejo isso em muitos heróis da história bíblica, como Barzilai (II Sm 19.32-39), Simeão (Lc 2.25-35) e Ana (Lc 2.36-38). Também creio porque vejo isso no dia-a-dia de nossa igreja. Como são belos os nossos anciãos! Aqui temos pessoas sexagenárias, setuagenárias, octogenárias e até nonagenárias, que esbanjam beleza e ostentam um viver cheio de frutos. Elas adornam o nosso ambiente, nos dão muita alegria e nos inspiram a ter um viver vitorioso como o delas. São participantes das atividades da igreja, mostram dinamismo em seus relacionamentos no lar e fora dele, bem humoradas, otimistas, verdadeiras bênçãos ambulantes. Graças a Deus por esses nossos irmãos e irmãs! Para nós eles são como reis e rainhas, adornados com aquela coroa de que fala a Bíblia:
  “Coroa de honra são as cãs, achando-se elas no caminho da justiça.” Provérbios 16.31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *