Brasília, 19 de fevereiro de 2006.
O carnaval é, pretensamente, uma festa cristã. Vem do latim “carne levare”, ou “abstenção de carne”. A rigor, deveria marcar o fim do período anterior à Quaresma. Esta, por sua vez, se constitui de um tempo de quarenta dias, no qual não se deveria ingerir carne.
A forma como o Carnaval é celebrado em todo o mundo, inclusive e principalmente no Brasil, é uma aberração. É um total despropósito. É uma agressão a Deus. É incrível que se queira associá-lo ao cristianismo. Isso não tem nada a ver com a fé cristã.
Em nosso país o carnaval é comemorado como um feriado nacional. Talvez seja o feriado mais esperado pelo nosso povo. Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Em muitos lugares ele já começa na virada do ano. E já se tornou comum, pelo país afora, a comemoração de um “carnaval fora de época”, ou seja, reserva-se um outro feriado para festejos idênticos aos do Carnaval propriamente dito.
Como se sabe, o carnaval não tem nada de “abstenção de carne”. Ele tem mesmo é império total dos instintos carnais. Os prejuízos que tal festa tem dado à nossa sociedade são imensos. É bebedeira, drogas, assassinatos, acidentes, sexo ilícito, destruição de lares. É uma tragédia nacional.
O feriado existe. As repartições públicas e a maioria das empresas privadas são obrigadas a parar. A mídia bate pesado, e há uma pressão geral no sentido de que todos entrem no clima do carnaval.
Felizmente, muitos resistem à pressão do espírito Momo e aproveitem o feriado de maneira produtiva. Alguns simplesmente descansam, seja na cidade ou indo para lugares retirados. Igrejas evangélicas promovem retiros para edificação espiritual, integração e até lazer. Outras igrejas promovem eventos especiais em seus templos ou alugam espaços mais apropriados para reunir grandes multidões e/ou vários grupos simultaneamente.
Ultimamente, temos aproveitado o feriado desta época do ano para promover em nosso templo o encontro entre as igrejas da Federação Um Novo Dia de Assembleias de Deus. esse evento tem nos abençoado muito, tanto igrejas como indivíduos e famílias. Sim, porque temos procurado fazer dele uma festa da família. Há atividades para pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes e crianças. Lamentavelmente, nossas instalações físicas não nos permitem ainda fazer um evento tão grande como gostaríamos que fosse, mesmo nos servindo das instalações de instituições vizinhas às nossas, como temos feito.
Cuidado com o que você vai fazer no feriado. Não brinque o carnaval. Não brinque com coisa séria. Sua saúde física, moral e espiritual é um tesouro de valor muito elevado para ser levado na brincadeira.
O evento que será realizado aqui, a partir da próxima sexta-feira, oferece uma maneira responsável e verdadeiramente alegre de aproveitar o feriado prolongado. Venha estar conosco. Você e sua família são muito bem-vindos.