plv0418

plv0418

Brasília, 1 de janeiro de 2006.

  “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios” Salmos 90.12
  Um ano de vida é como um capital que Deus dá a cada um de nós para administrar. O capital é o mesmo para todos. São doze meses, ou trezentos e sessenta e cinco dias; ou oito mil e seiscentos minutos; ou ainda, trinta e um milhões, quinhentos e trinta e seis mil segundos. Como se vê, a conta em segundos é milionária!
  Certamente, Deus vai nos pedir contas do que fizemos com o capital que ele nos deu. Como está escrito em Eclesiastes 12, verso 14: “Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau”. Então, é preciso ter cuidado com o que vamos fazer do nosso tempo.
  Administrar bem o tempo é uma ciência e, até mesmo, uma arte. Basta ver como algumas pessoas conseguem aproveitar tão bem o seu tempo enquanto outras o desperdiçam. É verdade que muitas cometem desperdício por serme negligentes, enquanto que outras o fazem por não saber administrá-lo bem.
  Vão aqui alguns conselhos para quem deseja administrar bem os quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos do ano de 2006. Em primeiro lugar, privilegie o seu relacionamento com Deus na administração do tempo de cada dia. Ao amanhecer ou até mesmo antes disso, dedique, pelo menos, vinte minutos de adoração a Deus, intercessão e busca de orientação. Nessa oportunidade, apresente sua agenda ao Senhor. Ao fazer isso, você estará submetendo suas atividades à bênção d’Ele, ao mesmo tempo em que se põe na dianteira dos acontecimentos do dia. Como diz David Yonggi Cho, você passará o dia agindo e não reagindo.
  Preveja, também, um espaço de tempo, diariamente, para a leitura da Bíblia. É melhor que seja, também, no início do dia. Mas, não sendo possível, faça-o em outro horário. Porém, defina antecipadamente em que momento do dia estará fazendo sua leitura. Com vinte minutos diários você pode ler a Bíblia toda em um ano. Isto é possível para você. É possível para qualquer pessoa. Basta querer de verdade.
  Organize-se de tal maneira que tenha os fins de semana, ou pelo menos o domingo, e mais um dia da semana, no mínimo, para participar dos cultos de sua igreja.
  Faça um plano para o uso do tempo de todo o ano. Mesmo as atividades que ainda não sabe exatamente quando devem ocorrer, como viagens e cursos, devem ser colocadas na agenda, para a época que lhe pareça mais provável, de forma que o tempo para elas já fique reservado. Será mais fácil remanejá-las depois do que “fazer o tempo” para elas.
  Planeje também, as atividades que não irá fazer ao longo do ano: ver novelas (não se submeta a tal desperdício de tempo), acompanhar campeonatos de futebol (pode ter seu valor, mas convenhamos, há coisas mais úteis para serem feitas), excesso de lazer (tudo de mais é prejudicial), e abusar da internet, especialmente nos horários da madrugada.
  Fazendo o que deve fazer e fugindo das que não deve fazer, você terá, com certeza, um Feliz 2006!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *