Brasília, 25 de dezembro de 2005.
“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” Colossenses 3.15
Assim como amar, ser agradecido é algo que depende de nós. Deus não nos mandaria fazer algo que estivesse fora de nosso controle. Se Ele nos manda amar é porque amar ou não amar depende de nós. Da mesma forma, só seremos agradecidos se o quisermos.
Quando nós paramos para agradecer pelas coisas que temos é que percebemos o valor delas. Nosso coração é muito volúvel, muito irrequieto, hoje quer uma coisa, amanhã quer outra. Algo que valorizávamos tanto ontem, hoje não significa mais nada para nós. Se não pararmos para agradecer, nunca vamos desfrutar, realmente, o que temos.
Uma vez que só desfrutamos dos bens que temos quando agradecemos por eles, só as pessoas gratas são felizes. Ser grato é a chave da felicidade.
Ser grato é também a forma de mantermos a porta da bênção aberta. Por que razão Deus haveria de nos mandar mais bênçãos se nós não valorizamos as que já temos? Ora, Deus não é de ficar jogando bênçãos fora. Ele vai abençoar a quem dá valor às coisas que ganha.
Mau humor, pessimismo e ingratidão são contagiantes. Quem fica perto de gente assim tende a ficar com a alma doente. A boa notícia é que alegria, esperança e gratidão também são contagiantes. Quando somos gratos, afetamos as pessoas ao nosso redor de maneira benéfica. Portanto, ser grato é também uma maneira de abençoarmos outras pessoas, tanto por trazermos saúde para a alma delas, como por abrir para elas também a porta da bênção. Sejamos agradecidos. Lembremo-nos também daquele outro versículo bíblico: “Em tudo daí graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco” (I Tessalonicenses 5.18).
E por falar em dar graças, aproveitemos este tempo em que há uma recordação generalizada do nascimento de Jesus Cristo, e demos graças a Deus por nos ter provido esse Salvador Maravilhoso. Aproveitemos, também, por estarmos no final de mais um ano de vida e demos graças a Deus por tudo o que ele nos deu neste ano que se finda.