Brasília, 4 de abril de 2004.
Pelas praias de Galileia vem Jesus. Assim começa uma canção antiga da qual eu gosto muito. Ela celebra a vocação dos apóstolos de Jesus, os milagres que os envolveram e impactaram e também fala de como tudo isso tem a ver com a nossa chamada para seguir ao Mestre.
Há uma estrofe que trata da multiplicação dos pães e peixes. Nela há um verso que, em sua versão mais antiga, dizia: “Cristo toma o pão e os peixes, ora ao Pai e parte o pão, e alimenta com objeto a multidão”. Claro que a expressão “alimenta com sobejo” quer dizer “alimenta até sobrar”. Mas alguém achou deselegante essa forma de expressar e, hoje em dia, já se canta “e alimenta com fartura a multidão”.
Quem mudou a redação da estrofe achou que não ficava bem dizer que Jesus alimentou a multidão com sobra de comida. Tudo bem, vamos dizer as coisas da maneira mais elegante possível. Mas, se prestarmos bem atenção ao relato feito pelo Apóstolo João, vamos ver que Jesus andou alimentando gente com sobra de comida, sim. Olha aqui João 6.12: “E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca”. Todos os evangelistas registraram o milagre, mas só João incluiu esse detalhe: o recolhimento dos pedaços que sobraram foi para que não houvesse desperdício de comida.
Doze cestos cheios de comida é muita coisa. Dá para alimentar muita gente. Portanto, várias pessoas se beneficiaram com as sobras de alimento que Jesus mandou recolher. Não há nada de mal nisso. Pelo contrário, foi muito bom. Garanto que quem comeu ficou muito agradecido ao Mestre.
Mandando recolher os pedaços de pães e peixes que sobraram, para que nada se perdesse Jesus promoveu uma “segunda rodada” de bênçãos e ainda nos deu valiosas lições.
Jesus nos ensina que não há nenhum problema em se comer sobras de alimentos, desde que estejam limpas. Mas o orgulho faz com que muitas pessoas prefiram passar fome a comer o que sobrou na mesa de outros ou mesmo de sua própria mesa.
Neste tempo em que há tanta gente padecendo necessidades, há muitos alimentos sendo jogados fora como se fossem sobras e que nem são sobras. É o caso da casca de muitas frutas e legumes, além das folhas e do talo de certas plantas. O que Jesus nos diz é: “Que nada se perca”.
Normalmente, não se dá valor àquilo que se adquire com facilidade. Filhos desperdiçam heranças que seus pais adquiriram com muito esforço. Comidas ganhadas em campanhas de caridade são jogadas no lixo. Roupas valiosas recebidas por doação viram pano de chão.
Jesus não gosta disso. Ele não permitiu que jogassem fora a comida que foi distribuída de graça. Mandou aproveitar até as sobras. Aprendamos com Ele!
Jesus nos ensina a aproveitar tudo o que tem valor. Se aprendermos com Ele, não vamos desperdiçar o nosso tempo, nem dinheiro, nem esforços, nem alimentos, nem água, nada.
Há pessoas que parece não ter valor nenhum. São chamadas de “a escória da humanidade”. Para Jesus todas elas têm valor. Devemos fazer tudo para que elas sejam aproveitadas. Se for o caso, elas precisam ser conscientizadas do valor que têm e merecem ter a oportunidade de desenvolver o seu potencial. No dia em que escrevi estas linhas, fiquei sabendo de um homem que vivia dominado pelos vícios, andava como mendigo e foi alcançado pelo Evangelho. Esse homem veio a ser o chefe da Defesa Civil de uma capital de Estado no Brasil. Só agora se pode avaliar o prejuízo que se teria se aquele homem fosse abandonado à própria sorte.
Você tem muito valor, não se desperdice. Satanás quer ver você no lixo. Para Lee, quanto pior você administrar sua vida, melhor, não desperdice sua honra, sua dignidade, sua reputação. Não faça isso!
Entregue sua vida, sua alma, a quem a valoriza, a quem pode, realmente, aproveitá-la: Jesus. Ninguém valoriza você tanto como Jesus. Ele pagou o resgate de sua alma com a própria vida d’Ele. Ele olhou para você, desde o céu, e disse: “Vou morrer para que ele (ou ela) não se perca”. A Bíblia nos diz, em II Timóteo 2.3, 4: “Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”. Também está escrito em Tito 2.11: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”.
O texto áureo da Bíblia é João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Entregue todo o seu ser a Jesus. Para que nada se perca. Amém.