plv0347

plv0347

Brasília, 28 de dezembro de 2003.

“Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.
(I Tessalonicenses 5.18)

  Meu pai pastoreou igrejas no interior durante muito tempo. Ele contava que um colega seu passou muito tempo comendo mandioca de manhã, no almoço e no jantar. Não tinha outra coisa para comer. Quando ele não aguentava nem mais ver mandioca na sua frente, resolveu visitar uma família da igreja, ali pelas onze horas da manhã, na esperança de que o convidassem para o almoço. Assim o fez e assim aconteceu. Mas coitado, naquela casa também só havia mandioca. Mesa posta, o dono da casa pede: Pastor dê graças pela comida, por favor. E ele: Senhor, eu te dou graças por esta encrenca, abençoa-a por misericórdia.
  Esse negócio de dar graças por tudo não é fácil não. Eu li recentemente num livro, por sinal muito badalado, que não é para dar graças por tudo e sim em tudo. De fato, se fôssemos nos basear somente em I Tessalonicenses 5.18 poderia pairar mesmo esta dúvida. Mas tem também Efésios 5:20: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome Ed nosso Senhor Jesus Cristo”. E tem o contexto bíblico em geral. Não tenha dúvida: por mais que nos contrarie, devemos dar graças a Deus em tudo e por tudo.
  Dar graças a Deus por tudo significa reconhecer que nada em nossa vida acontece fora do controle de nosso Pai Celestial. Não existe esse negócio de deus dar uma cochilada e o inimigo nos pegar. “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel” (Sl 121.4). Nada nos acontece por acaso. Também nunca vamos poder dizer que Deus não teve poder para impedir que algo nos acontecesse deve haver uma boa razão para isso. Então, graças a Deus.
  Dar graças a deus por tudo significa reconhecer que há coisas que me parecem más e que, aos olhos de Deus, são boas. Eu só vejo o que está ao meu redor. Eu só vejo o que está acontecendo agora. Meu Deus vê tudo. Meu Deus vê o passado, o presente e o futuro. Só ele sabe o que é realmente bom para mim. Se só tem mandioca para comer é porque eu preciso comer mandioca.
Ouvi contar a estória de uma missionária que passou um bom tempo sem receber o dinheiro referente ao seu sustento em pleno campo de trabalho. Para complicar mais ainda as coisas, ela foi atacada, nessa mesma época, de um terrível mal no estômago. Precisando de uma alimentação melhor, tudo o que a missionária tinha para comer era uma papa feita de farinha e água. Por milagre ela não morreu, e ainda ficou curada. Assim que o dinheiro chegou, ela viajou para seu país de origem. Ao consultar o médico, esse lhe disse que, para o mal que sofreu, a melhor dieta era papa de farinha e água. Qualquer outra coisa lhe faria mal.
  Dar graças a Deus por tudo significa reconhecer que ele tem poder para restaura perfeitamente se algum mal nos acontecer e deixar-nos até em melhor estado do que antes do sofrimento. Ainda fará com que nossa fé cresça e nosso preparo para o serviço do Senhor e para o viver em geral ficará melhor. No final, o mal nos resultará em bem.
  Dar graças a Deus por tudo significa reconhecer que ele tem poder para transformar o mal em bem. Já viu nas estórias em quadrinhos ou nos desenhos animados uma pessoa atirar em outra e do cano da arma saírem flores ao invés de bala? É mais ou menos o que Deus faz muitas vezes conosco.
  Quer mais um bom motivo para dar graças por tudo? Então ouça: está é a vontade de deus. existiria motivo melhor do que este? Se Deus quer é porque é bom. O Senhor sempre quer o melhor para nós.
  O inimigo quer nos ver de cara amarrada, murmurando, queixando-nos da sorte. Ele quer que nós duvidemos do amor e do poder de nosso Pai Celestial. O inimigo sabe que se nós nos comportarmos assim, bloquearemos a ação de Deus em nossa vida. Mas nós não vamos dar esse prazer a ele não. Ou vamos?
  Demos graças a Deus por tudo o que aconteceu nesse ano: por aquilo de que gostamos e também pelas coisas que nos desagradaram. Entremos o novo ano com o coração cheio de gratidão e nunca permitamos que nada nos tire a confiança em Deus.
  Obrigado Senhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *