plv0341

plv0341

Brasília, 19 de outubro de 2003.

A CIÊNCIA E A ARTE DE ABENÇOAR

  Há muitas coisas que podemos aprender com Moisés, não só de seus escritos, mas também com sua vida, seu jeito de ser. Uma das grandes lições que podemos aprender com Ele está à atitude diante do ato de abençoar.
  As últimas palavras que Moisés pronunciou neste mundo, registradas na Bíblia, são palavras de bênçãos lançadas sobre um povo que lhe deu muitas dores de cabeça. A bênção de Moisés ao povo de Israel está registrada no capítulo 33 do livro de Deuteronômio. Ali não se veem palavras lançadas a esmo, sem critério. São palavras cheias de amor, de fé e de sabedoria.
  Moisés nos ensina que devemos gostar de abençoar. Se tivermos comunhão com Deus, temos bênçãos para administrar. É um privilégio poder invocar as bênçãos de um Deus Todo-Poderoso e cheio de amor sobre a vida das pessoas. Devemos fazer isso com alegria. Não nos cansemos de abençoar!
  Moisés abençoa com amor. Moisés abençoa com alegria. Moisés abençoa com sabedoria. Ele abençoa glorificando a Deus. Suas primeiras palavras são: “O Senhor veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei. Na verdade ama os povos; todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, cada um receberá das tuas palavras” (Deuteronômio 33.2,3).
  Moisés abençoa para a glória de Deus. ele sabe que Deus tem um propósito para com o povo de Israel e abençoa esse povo tendo em vista o cumprimento da vontade de Deus. o povo de Israel era composto de doze tribos. O Senhor tinha um propósito geral para com o povo e planos específicos para cada tribo dentro do propósito geral. Moisés procura abençoar as tribos, uma por uma, com vistas aos projetos de Deus para elas. O que ele tem em mente, sempre, é a glória de Deus.
  Moisés abençoa o povo com fé. Ele abençoa profetizando. Sintonizando com o coração de Deus, abençoa declarando o que vai acontecer com cada tribo, segundo a bondade e poder do Senhor.
  Todo o capítulo 33 de Deuteronômio é glorioso, mas eu me maravilho muito com um detalhe contido no verso 20. O verso é assim: “E de Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa, e despedaça o braço e alto da cabeça”. O detalhe está no começo do versículo: “Bendito aquele que faz dilatar a Gade”. Veja como Moisés, com uma frase só, glorifica a Deus, abençoa a tribo de Gade e emite uma profecia!
  Moisés, glorifica, bendiz aquele que faz dilatar a tribo de Gade. E quem é que faz isso? O Senhor. Então ele está glorificando a Deus. Mas está declarando que o Senhor faz dilatar, ampliar os termos, prosperar, aquele povo. Nisto Moisés está proferindo uma bênção. No entanto, ele está falando de algo que ainda vai acontecer e, neste ato, está profetizando.
  Para imitar a Moisés no ato de abençoar, um pai diria ao seu filho ainda no berço: “Glorificado seja Deus que faz de você um evangelista poderoso”. Ou a uma filha ainda criança: “Exaltado seja o Senhor que faz de você uma médica abençoadora”. O servo de Deus diria ao seu vizinho descrente: “Glória a Jesus que vai salvar sua alma”!
  Caro leitor, eu me alegro no Deus Todo-Poderoso, que faz de você uma pessoa abençoadora e próspera. Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *