Brasília, 22 de junho de 2003.
A ROUPA DAS PLANTAS
Acho que eu ainda fazia o antigo curso ginasial quando li “Olhai os lírios do campo” de Érico Veríssimo. É um clássico da literatura brasileira do qual gostei muito. Trata-se de uma obra de ficção, sem grandes incursões na área religiosa, mas que provoca boas reflexões acerca do bem viver. O título, claro, tem origem no Sermão do Monte, contido nos Evangelhos.
Os lírios do campo nos são apontados pelo Senhor Jesus como exemplo do cuidado que Deus tem com o bem-estar de suas criaturas. Literalmente, as palavras são estas: “E, quanto ao vestido, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem, não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé”? (Mateus 6.28-30).
Observemos a expressão: “Se Deus assim veste a erva do campo…”, assim como? Como é que Deus veste a erva do campo?
Em primeiro lugar, Deus este a erva do campo com bom gosto. De fato, como são lindas as flores do campo! Jesus chega a dizer que o monarca Salomão, um dos homens mais ricos que já passaram por este mundo, não se vestiu com tanta glória. Seria exagero do nosso Mestre? Não. As vestes de Salomão eram consideradas bonitas pelas pessoas de sua mesma cultura e, talvez, de algumas outras culturas. Mas a beleza das flores é admirada pelas pessoas de todo o mundo. Além disso, as vestes de Salomão já saíram de moda há muito tempo, mesmo no meio de seu próprio povo. As flores nunca saem de moda.
Nosso Deus tem bom gosto. Foi Ele quem criou tudo que existe de bonito. Quem gosta de feiura é o diabo. Mau gosto, coisas ridículas, coisas mal feitas, são com ele. Beleza, glória, bom gosto, tudo isso é próprio do nosso Pai Celestial. Deus quer que nos apresentemos bem.
É claro que apresentar-se bem não siginifica, necessariamente vestir roupas caras. Há pessoas que gastam muito e se vestem mal e há pessoas que se apresentam bem gastando pouco.
Apresentar-se bem, especialmente no que diz respeito ao vestuário, tem a ver com a funcionalidade. Por exemplo, se uma pessoa no verão, veste uma roupa própria para o inverno, não importa quão bonita e cara seja tal roupa, não se pode dizer que tal pessoa está com boa apresentação.
Você que vive descontente com as roupas que tem, gostaria de possuir roupas que viu outras pessoas utilizando, será que estaria adequadamente vestido com aquelas roupas? Tem certeza de que elas são apropriadas para o seu estilo de vida, seu jeito de ser? É possível que você esteja sendo infeliz sem nenhuma razão para tal.
Deus veste a erva do campo de maneira adequada ao clima, à fase que a planta esteja dentro de seu ciclo de vida e tudo tem a ver com a função que esse vegetal cumpre dentro de seu meio-ambiente. Aqui entra outro fator fundamental: o fator utilidade. As plantas são úteis mesmo àquelas que imaginamos não servir pra nada. Elas protegem o solo, fertilizam a terra, promovem a oxigenação do ar participam da cadeia alimentar enfim, sem elas nós nem poderíamos viver.
Você já viu alguma planta nervosa, estressada, preocupada com sua sobrevivência? As plantas não têm porque se preocupar. A manutenção da vida na Terra não é problema delas. Se Deus precisa delas para alguma coisa. Ele que as mantenha. E é assim é.
Você quer que Deus cuide do seu vestuário pra que? Que utilidade você tem dentro dos propósitos do Criador? Saiba que isso depende de você. As plantas não podem escolher o que vão fazer neste mundo. Você pode. Você terá utilidade neste mundo se quiser. Se não quiser, sua vida não serve para nada. Já diz aquela antiga máxima: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.
Há pessoas que cobram muito o cumprimento das promessas de Deus, mas não querem ser cobradas com respeito ao cumprimento de seus deveres para com o Senhor. Sua versão para a oração do Pai nosso é: “Venha a nós, e ao vosso reino nada”. Quem procede assim, não pode ser feliz. Ninguém pode ser feliz tendo uma vida sem utilidade. Pode ter a melhor coleção de roupas do mundo, mas viverá insatisfeito, triste.
Se você tem compromisso com o Reino de Deus, não se preocupe, Deus vai cuidar de você. O interesse é d’Ele. Lembre-se sempre do que nos disse Jesus a esse respeito:
“Mas buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6.33