plv0326

plv0326

Brasília, 15 de junho de 2003.

ALGUÉM DISSE

  Dizer que fulano ou fulana está com “cara de Madalena arrependida” é uma ofensa tripla. Primeiro porque a expressão tem um sentido irônico. Quer dizer que a tal pessoa cometeu um grande pecado e está fingindo arrependimento.
  A segunda razão pela qual considero aquela expressão ofensiva é porque, de certa forma, ela coloca em dúvida a conversão de Maria Madalena. Por que duvidar da conversão daquela discípula de Jesus? A conversão dela foi tão genuína que Jesus a distinguiu fazendo dela a primeira pessoa a vê-lo depois de ressuscitado e a primeira pessoa a proclamar vitória dele sobre a morte (João 20.1-18).
  A terceira razão é ainda mais sutil. Não sei de onde as pessoas tiraram a ideia de que a pecadora perdoada por Jesus, aquela da “primeira pedra” se chamava Maria Madalena. Não há na Bíblia nenhuma passagem que dê margem a tal associação. Não há em nenhum dos Evangelhos, nem no livro de Atos dos Apóstolos, nem nas epístolas qualquer base para alguém concluir que Maria Madalena fosse adúltera ou prostituta.
  A única coisa que se sabe com certeza, acerca de Maria é que ela nasceu em Magdala (Madalena não é propriamente um nome e sim uma referência ao lugar em que nasceu) e que foi outrora dominada por demônios. Diz o Evangelho: “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios” (marcos 16:9). Ué, há muitas mulheres que são dominadas por demônios e não são adúlteras e nem prostitutas.
  Veja isto aqui: “E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciado o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com ele. E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana mulher de Cusa, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas”. Então, outras mulheres foram curadas e libertas por Jesus. Porque só Maria Madalena levou a fama de prostituta?
  Pode até ser que Madalena tenha sido uma prostituta antes de converter-se. Uma vez que ela converteu-se a Cristo, isso deixa de ter qualquer importância. Quando Jesus liberta, liberta mesmo. Quando Jesus perdoa, perdoa mesmo. O problema é querer dizer que ela foi o que a Bíblia não diz que ela foi. É o mesmo que sair dizendo por aí que Zaqueu era estuprador ou que Mateus era matador de aluguel, quando a Bíblia não diz nada disso.
  O caso de Maria Madalena é típico das situações em que as pessoas tomam duas informações que não têm nada a ver uma com a outra para produzir uma terceira. Jesus salvou a Maria Madalena é outra informação verdadeira. Agora que Maria Madalena era adúltera, pode não ser verdadeira.
  Que você mora em determinado bairro é verdade. Que alguém do seu bairro é inescrupuloso é outra verdade. Que você é a tal pessoa não é verdade. Pense nisso quando for “passar para frente” alguma informação negativa que ouviu a respeito de alguém. Não faça com o outro aquilo que você não quer que façam com você. Cuidado para não caluniar alguém, ser depois desmentido e ficar com cara de… pecador (a) fingindo-se de arrependido (a).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *