Brasília, 03 de fevereiro de 2002.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” João 14:27
Quem não conhece a estória do “Gato de Botas”? É a estória folclórica de um rapaz que, ao perder o pai, só conseguiu herdar um gato, uma vez que seus irmãos ficaram com todo o resto. Mas o gato que o moço herdou era muito esperto e acabou conseguindo que seu dono ficasse muito rico e se casasse com uma princesa. É só ficção e absolutamente inverossímil, até porque gatos não falam, a não ser naquele e em outras estórias infantis. Mas é verdade que há pessoas que não herdam bens materiais de seus pais, mas acabam sendo bem sucedidas na vida, aproveitando com eficiência virtudes e outros tipos de herança que, às vezes, não são valorizadas.
Os seguidores de Jesus muitas vezes são criticados porque seu Mestre não lhes deixou nenhum legado material. As vestes que Jesus usava no dia de sua morte, os soldados romanos levaram. Dinheiro Ele não tinha nenhum e até o túmulo em que foi colocado foi cedido por outras pessoas. Aparentemente, o nosso Mestre não nos deixou nada como herança. Mas de fato, o que nós herdamos d’Ele, dinheiro nenhum do mundo pode comprar.
Jesus nos deu e ainda nos dá a vida. Vida abundante (Jo 10:10), vida eterna (Jo 10:28). Jesus nos deu a sua glória (Jo 17:22). Jesus nos deixou a sua Paz. Verdadeira Paz. Paz perene Paz celestial. Paz diferente daquela que o mundo pode oferecer.
A paz que o mundo tem é uma paz armada. O lema adotado entre as forças de segurança é: “Se queres a paz, prepara a guerra”. E a preparação para a guerra é tão feroz que se gastam fortunas na aquisição de armas e equipamentos mortíferos. São recursos que vão fazer falta na alimentação do povo, na promoção da saúde, da educação e da moradia. É um mal que assola a todas as nações e para o qual não haverá solução até que o Príncipe da Paz reine em toda a terra.
O que acontece com as nações é o mesmo que acontece com as pessoas. Elas gastam o que tem para se sentirem mais seguras, mas continuam se sentindo vulneráveis e temerosas. As pessoas não conseguem se proteger nem dos males externos, quanto mais dos internos. A própria insegurança desencadeia dentro delas processos destrutivos mais mortais que balas de fuzis, bombas ou substâncias químicas venenosas.
Quem tem Jesus tem paz. Tem paz andando no chão, voando entre as nuvens e até debaixo d’água. Tem paz de dia e tem paz de noite. Tem paz quando tem dinheiro e quando a conta bancária está zerada. Tem paz quando está entre amigos e quando se encontra num ambiente hostil. Tem paz mesmo se está num “front” de guerra.
Jesus, o Príncipe da Paz, já mora em seu coração? Se sua resposta é “sim”, desfrute a paz que Ela já lhe deu. Confie n’Ele e fique seguro. Aconteça o que acontecer, Ele estará ao seu lado e tudo vai terminar bem. Se sua resposta é “não”, receba-O hoje. Receba-O agora. Somente n’Ele você vai encontrar a Paz de que tanto necessita. Ele está vindo a você, agora, com uma proposta de paz. Renda-se ao seu grande amor, peça e receba o perdão que ele lhe oferece e desfrute a verdadeira paz. A Paz do Senhor!