plv0259

plv0259

Brasília, 14 de outubro de 2001.

“E aconteceu que, tirando-os fora disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças” Gênesis 19.17.

  Eu imagino que Ló ouviu essas palavras de um anjo que segurava fortemente sua mão, olhava diretamente dentro dos seus olhos e falava muito alto.
  “Escapa-te por tua vida”. A vida é o bem mais valioso que temos. Mais valiosa que a vida física, só a vida espiritual. Como Jesus disse (Mt 6.25), a vida vale mais que o mantimento, e o corpo vale mais que o vestido. Quem não dá valor à vida deveria visitar de vez enquando, um hospital, para ver como os moribundos se agarram a ela.
  “Não olhes para trás de ti”. Sodoma representava uma fase muito ruim na vida de Ló. Mas, sabe como é? Ele, assim como nós, tinha uma tendência de ficar se lembrando das coisas passadas, mesmo as ruins. Por que comprometer a felicidade presente, e até a futura, revivendo as coisas ruins que ficaram pra trás?
  “Não pares em toda esta campina”. É preciso avançar. Mesmo que pareça perigoso. Mesmo que digam que não vale a pena. As forças são poucas. Os pés doem, não dá para andar rápido. Mas dá para avançar, bem devagarzinho, mas dá. O importante é não parar, é não entregar os pontos. Quando Deus vê que há o desejo de avançar, Ele ajuda, Ele dá forças.
  “Escape lá para o monte para que não pereças”. É preciso se por em lugar seguro. Não se pode brincar com o perigo. “O avisado vê o mal e esconde-se, mas os simples passam e sofrem a pena”, está escrito em Provérbios 22.3. Prudência não faz mal a ninguém.
  O anjo de Deus avisa. A Palavra de Deus avisa. A decisão cabe a cada um de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *