Brasília, 28 de janeiro de 2001.
Há certos condicionamentos que limitam e até impedem nossa felicidade. Esses condicionamentos precisam ser quebrados.
Experiências negativas do passado tendem a prejudicar nossa felicidade no presente e, consequentemente, o bem-estar futuro.
Isaías 54.4 mostra a quebra de um círculo vicioso. O círculo vicioso é este: uma vergonha produzindo confusão, a confusão produzindo medo e o medo produzindo vergonha. Aí começa tudo de novo: vergonha, confusão, medo, vergonha. Aí Deus, Poderoso e Misericordioso, diz: “Vamos quebrar este círculo?”
Mas como interromper este processo? Como é que se começa?
Primeiro: é preciso esquecer o passado. Num certo dia, em certa fase de sua vida que o profeta chama de “mocidade”, você cometeu alguma coisa que lhe causa vergonha hoje. É possível que você tenha tido alguma perda que muito afetou sua alma, uma perda que você lamenta muito e da qual se sente culpado, que no verso é chamada de “viuvez”. Triste vergonha. Perda irreparável. Por que foi assim? Por que não foi diferente? Será que Deus me ama mesmo, pergunta você. Aí você fica confuso. Aí tem medo do futuro. Você quer crer num futuro feliz, mas não consegue. Porque não se sente digno de tal coisa. Você se lembra dos erros do passado, sente vergonha e desanima.
Veja bem: você não pode voltar ao passado para fazê-lo ficar diferente. O que passou, passou. Para as experiências ruins do passado só há um remédio: esquecer. O mesmo Deus que nos deu a capacidade de nos lembrar das coisas também nos fez capazes de esquecer. Há situações que esquecer é uma bênção. Eis a bênção do Senhor: “Te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez”. Receba essa bênção. Esqueça tudo de ruim que já lhe aconteceu. Fixe-se no presente. Este sim, você pode dirigir. Você tem poder sobre o seu presente.
Não tenha nenhuma dúvida: Deus ama você. Ele quer a sua felicidade. Com a bênção d’Ele você vai escrever uma bela história para sua própria vida. História que você construirá vivendo um dia de cada vez. Viva o dia de hoje da melhor maneira que lhe seja possível. Enfrente os obstáculos com coragem e com certeza da vitória. Se algum revés lhe acontecer, não se abata. Refaça-se, prepare-se melhor e volte a lutar. Não dê lugar à dúvida. Não permita que nenhuma confusão se instale em sua mente.
Estas palavras proveem da Bíblia, o livro de Deus. O mesmo Deus que nos amou ao ponto de dar-nos o seu próprio Filho para nos salvar. Ele continua nos amando, perdoando e ajudando. Creia nisso.