tex0258

tex0258

SÓ DEPOIS DO CARNAVAL?

   Há um pensamento, bem difundido entre nós, de que as coisas no Brasil só começam a funcionar depois do Carnaval. E há certos recessos de órgãos públicos e um sumiço de gente que parecem reforçar ou confirmar essa ideia.
   De imediato, a ideia é repulsiva por dois motivos: Primeiro porque associa a vida do país a uma festa que é dita cristã, mas costuma ser celebrada de maneira nada cristã. Segundo porque é desconfortável imaginar que o calendário dos brasileiros só tem dez meses, algo como só trezentos dias para trabalho e descanso adequado.
   Mas, se analisarmos com atenção, as coisas não são bem como parecem.
   Nossas férias escolares ocorrem no Verão, ou seja, do final para o início do ano. Então, é normal que os pais procurem tirar férias do trabalho na mesma época que as dos filhos. Aí, muita gente está em gozo de merecidas férias, seja no final, seja no início do ano. Tem o famigerado Carnaval na história, mas é verdade, também, que uma grande parcela da população “não está nem aí” pra ele. E como, por lei, ele sempre cria um dos chamados “feriadões”, muita gente o aproveita para fazer coisas produtivas, inclusive as igrejas evangélicas aproveitam para realizar grandes eventos. É verdade que os que tiram férias em janeiro ou fevereiro, costumam dar um jeito de fazê-las terminar no “feriadão”, tornando-as um pouco mais extensas. Enfim, no feriado do Carnaval acabam acontecendo muitas coisas boas.
   E o país não fica parado coisa nenhuma. Quem tira férias no final do ano, em janeiro já está no batente. Quem descansa em janeiro ou fevereiro, depois tem onze meses de trabalho pela frente.
   Nossa igreja, evidentemente, não esteve parada em dezembro, nem janeiro, nem vai parar em fevereiro. Temos até Congresso de Mocidade no Carnaval!
   Agora, voltando a falar de descanso, é bom lembrar que não nada de errado com ele, desde que seja bem dosado. O descanso físico é importante. O descanso mental é indispensável. E o descanso espiritual? Esse é o mais importante. E como obtê-lo? Só nos rendendo inteiramente ao senhorio de Jesus Cristo. Ele mesmo disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”(Mt11.28,29).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *