tex0251

tex0251

Aula de Reforço para os “Mateus” e para todo o tipo de cristão
Tema: O TESTEMUNHO CRISTÃO

Introdução:

   Alguns cristãos creem que não podem compartilhar a sua fé em Cristo com outros porque dependem de si mesmos e se esquecem do que Deus pode fazer, usando suas vidas, como fez com Mateus, com a mulher samaritana e com muitos outros personagens da Bíblia, que eram como nós. Façamos algumas perguntas:
   Você acredita na soberania de Deus?
   Você crê que Ele pode usá-lo?
   Crê que o Espírito Santo o pode guiar, ajudar e trabalhar com eficácia na vida das pessoas às quais falará de Cristo?
   Crê que a Palavra de Deus é “viva e eficaz …” (Hebreus 4.12)?
   Crê que o evangelho de Cristo “… é o poder de Deus para salvação …” (Romanos 1.16)?
   Se for assim, então testemunhar de Jesus pode ser muito fácil.

1. Formas de dar o testemunho cristão.

  a) A própria vida é parte importante do testemunho cristão.
   . Nossa vida reflete o Senhor Jesus.
   . Não é necessário sermos perfeitos para que Deus nos use, mas agrada ao
   Espírito Santo trabalhar por meio de uma vida limpa (2 Coríntios 3.2,3).
  b) Ganhamos o direito de ser escutados, sendo bons ouvintes.
   . Ao escutar com sinceridade os que nos rodeiam, ganhamos o direito de que também nos escutem. Jesus foi chamado de “amigo dos pecadores” e frequentemente assentou-se com eles (Lucas 15.1,2). Simplesmente ao sermos bons ouvintes, as portas se abrirão. Seja alguém que saiba ouvir.
  c) Varie a apresentação do evangelho de acordo com a pessoa com quem se relacione.
   . Quando testemunhamos de Cristo, não estamos apresentando uma fórmula, mas a própria pessoa de Jesus Cristo. Nem sempre podemos começar uma conversa citando versículos bíblicos. Precisamos ser sensíveis a cada situação.
  d) Enfatize o amor de Deus. As pessoas devem saber que são pecadoras e merecem o inferno, mas nem sempre devemos começar um diálogo com essa declaração. As pessoas precisam saber que são amadas, especialmente por Deus.
  e) Faça da forma mais simples possível. Não é necessário fazer uma
apresentação intelectual ou filosófica que impressione as pessoas,
simplesmente fale do que Deus fez em sua vida e de como foi transformado. O apóstolo Paulo agiu dessa forma e Deus o abençoou (I Coríntios 1.22-24; I Coríntios 2.1, 2).
  2. A elaboração do testemunho.

  a) Prepare o seu testemunho para compartilhá-lo em três minutos. Fale de como era a sua vida antes de conhecer Cristo, de como foi o seu encontro e de como sua vida mudou como resultado de haver conhecido Cristo.
   . Explique em 30 segundos, sem dar detalhes escandalosos, como era a sua vida antes de conhecer a Cristo.
   . Diga em 30 segundos o que o levou a buscar a Deus.
   . Em um minuto, fale das circunstâncias em que você recebeu a Cristo e da mensagem de Deus que o alcançou.
   . Em 30 segundos, repita uma oração como exemplo da que você fez quando convidou Cristo a entrar em sua vida.
   . Em 30 segundos, explique como, desde que recebeu Cristo, Ele lhe deu esperança e força para cada dia.
   . Escreva o seu testemunho e procure memorizá-lo para poder repeti-lo em não mais do que três minutos.

  3. Mateus e seus amigos lhe facilita compartilhar o seu testemunho cristão.

   Os passos de Mateus e seus amigos são adequados para você dar o seu testemunho:
   MOSTRE O AMOR DE DEUS. Deixe que o amor de Deus flua de seu coração, olhe ao seu redor e observe quem, entre os seus amigos, familiares e companheiros de trabalho, necessita de Cristo. Anote os seus nomes no folheto Mateus e seus amigos.
   AMIZADE COM ESSAS PESSOAS. Busque oportunidades de aprofundar a amizade com essas pessoas e, assim, aumentar as possibilidades de comunicar-lhes a esperança que você possui em Cristo.
   TEMPO DE ORAÇÃO. Ore diariamente pelas pessoas que estão em sua lista de Mateus e seus amigos e peça ao Senhor que lhe conceda oportunidades para falar com elas sobre a esperança que você possui em Cristo.
   ENCONTRO EM SEU LAR. Convide as pessoas que constam de sua lista ao seu lar, a fim de assistirem aos programas de Billly Graham, Franklin Graham e um atraente filme. Depois do programa, dê seu testemunho de três minutos, explique aos convidados como podem receber Jesus Cristo pela fé e os oriente a fazer uma breve oração, convidando Jesus a entrar em suas vidas.
   USE OS MATERIAIS. Oriente os novos convertidos quanto ao uso do livreto Viver em Cristo e outros materiais com instruções sobre como orar e ler a Bíblia Sagrada.
   SEJA UM DISCIPULADOR. Leve os novos convertidos à sua igreja, para que cresçam em sua nova vida com Cristo.
  4. Sempre faça o apelo ao terminar o seu testemunho.
   a ) É absolutamente crucial fazer o apelo às pessoas. Se não fizer isso, como os seus amigos, familiares ou vizinhos responderão ao evangelho?
   b) Depois de assistir aos programas do Minha Esperança com Billly Graham e Franklin Graham será, mas fácil fazer o apelo.
   c) Você pode falar aos seus convidados com palavras iguais a estas: “Vocês viram que as pessoas fizeram um convite a Jesus Cristo para que Ele entrasse em suas vidas no programa de televisão. Há alguém aqui esta noite que deseja convidar Cristo para entrar em sua vida?”

  5. Faça uma confirmação da decisão que as pessoas tomaram.

   a) Mostre passagens bíblicas que lhes dê segurança sobre sua salvação, como João 1.12, e personalize o texto, como, por exemplo: “Mas a (José)
que o recebeu, deu-lhe o poder de ser feito filho de Deus”.
   b) Adapte-se à idade, ao nível cultural/ social e ao gênero da pessoa.

  6. O folheto Minha Decisão é uma ferramenta excelente para compartilhar a mensagem cristã.

  a) Entregue um exemplar do folheto Minha Decisão a cada pessoa que fez a sua decisão de fé e repasse com elas os pontos da mensagem.
   . Conhecer o amor de Deus. Deus o ama e deseja que tenha uma vida de paz e esperança. A mensagem que você acaba de ouvir enfatiza esse fato.
   . A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
   . Reconhecer o problema humano. Toda pessoa está separada de Deus.
   Escolhemos desobedecer a Deus e seguir o nosso próprio caminho. Essa atitude egoísta nos separa de Deus e cria um abismo entre Deus e nós. Receber o remédio que Deus oferece para a nossa crise: a cruz. Deus enviou seu Filho ao mundo para ser a ponte que cruza o abismo de separação. Cristo recebeu o castigo pelos nossos pecados quando morreu na cruz. E Ele ressuscitou dentre os mortos para dar-nos nova vida e esperança e restaurar nossa amizade com Deus. A Bíblia diz: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).
   Receber Cristo como Salvador e Senhor. Quando você convida Cristo a entrar em sua vida, você cruza a ponte, passa a uma nova vida, sendo introduzido na família de Deus. A Bíblia diz: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1.12).

Você está aqui?

Pecado

Separação

Frustração

Culpabilidade

Vazio

Ou aqui?

Perdão

Paz

Vida abundante

Vida eterna

Completo

7. Aplicação

   Deixe que Deus o use para compartilhar o seu testemunho cristão. Lembre-se de que Deus quer usá-lo e que você deve confiar mais no poder de Deus. Permita que sua vida reflita sempre a Cristo. Memorize versículos bíblicos que o ajudem a exemplificar o que você está dizendo. Releia o folheto Minha Decisão até que o domine e utilize-o durante o projeto Minha Esperança. Continue usando-o em sua vida diariamente ao compartilhar o seu testemunho cristão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *