I. A reforma religiosa e missões
1. O departamento missionário haveria de ser mera consequência do retorno à Palavra de Deus. Alguns pré-reformadores (Wyclif) e reformadores já insistiam em dar a genuína Palavra de Deus aos povos.
2. Era necessário purificar e reorganizar o cristianismo antes de expandi-lo.
3. O primeiro século pós-reforma foi gasto na defesa e consolidação da Igreja Protestante.
4. Movimentos missionários mais notáveis:
a. Em 1649 funda-se a primeira sociedade Protestante para Propagação do Evangelho na Nova Inglaterra (EUA). John Eliot traduz a Bíblia para a língua moicana em 1663.
b. Em 1705 surge a primeira missão protestante com visão mundial na Universidade de Halle (Alemanha) tendo o apoio do Rei e da igreja Dinamarqueses. Jakob Spener (1635-1709): “Não há visão missionária sem zelo evangelístico; não há zelo evangelístico sem piedade pessoal; não há piedade pessoal sem conversão genuína”.
c. Missão Moraviana – fundada pelo conde alemão Nicolaus Ludwig Von Zinzendorf, formado pela universidade Halle. Em sua propriedade, localizada em Berthelsdorf, começa no dia 13/08/1727 a famosa “Vigília dos Cem Anos”. O movimento teve grande influência em toda a obra missionária realizada nos séculos seguintes.
d. “Reunião de oração” no depósito de feno, em Massachusetts, no ano de 1811, que deu origem à Junta Americana de Comissionados para Missões Estrangeiras que, por sua vez, resultou em várias Juntas de Missões.
II. As Assembleias de Deus no Brasil, origens e características.
1. Grande avivamento espiritual na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX e início do século XX.
2. Reunião de oração na Azuza Street, Los Angeles, EUA. Deus fala a Gunnar Vingrene Daniel Berg, crentes suecos. Chegam em Belém – PA, em novembro de 1910.
3. Porque Belém e porque 1910? Final do ciclo da borracha, brasileiros retornando para várias partes do país.
4. Movimento pentecostal invade a área rural, justamente onde estava a maioria da população. Depois se estabelece na periferia das cidades, para onde estavam vindo os imigrantes do campo, tecido básico da sociedade dos anos seguintes.
III. As Assembleias de Deus hoje
1. Presente em todas as cidades e vilas do país, não necessariamente onde as outras denominações querem estar. Elementos propulsores: as famosas “congregações” e “pontos de pregação” e os obreiros leigos.
2. Um contingente de membros e congregados estimado em 15 milhões de pessoas.
3. Grande participação na educação do povo: estímulo à leitura da bíblia, escolas dominicais e bandas de música.
4. Enorme trabalho filantrópico e embora essencialmente informal.
5. Praticamente todas as demais denominações pentecostais existentes no país tiveram origem, direta ou indireta, nas Assembleias de Deus.
6. Manancial de bênçãos para indivíduos, famílias, igrejas e nações: Os Círculos de oração.
7. Vigoroso trabalho de Missões transculturais: os missionários cadastrados na SENAMI são cerca de 300 (talvez haja outro tanto não cadastrados).