Mefibosete. Nome esquisito, não? Na verdade esse nome é muito bonito, nós é que não estamos acostumados com ele.
Mefibosete é o nome de uma pessoa que tinha um caráter belíssimo. Sua história começa no capítulo 9 do 2º livro de Samuel e faz com que nós o vejamos como uma estrela brilhante nas trevas dos acontecimentos descritos nos capítulos 12 a 19 do mesmo livro.
Mefibosete perdeu o avô, Saul, o pai Jônatas e os tios, todas na mesma guerra e no mesmo dia. Quando isso aconteceu ele era bem pequeno. Quando a trágica notícia chegou, sua babá correu com ele no colo, num esforço para protege-lo. Para completar a sequência de desgraças, Mefibosete caiu do colo da babá e ficou com os pés aleijados pelo resto da vida.
De príncipe, o nosso herói passou a ser um aleijado esquecido em algum canto do país.
O aleijado, ex príncipe, não tinha conhecimento, e se tivesse, provavelmente não creria que isso fosse ter algum valor para ele, e que o novo rei, Davi, havia sido amicíssimo de seu falecido pai, Jônatas, e que havia um pacto entre eles e que incluía os respectivos descendentes.
Um belo dia, a vida de Mefibosete mudou completamente. O rei Davi, sabendo de sua existência, mandou chama-lo, admitiu-o na própria corte, decretando que ele passasse a alimentar-se diariamente à mesa real. É, a vida do rapaz melhorou muito. E quando ele estava assentado à mesa com o rei, ninguém nem notava o defeito dos seus pés. Para completar, todas as propriedades, todos os bens, que haviam pertencido aos seus ancestrais, lhe foram devolvidos. O homem ficou rico do dia para a noite! E nada se devia aos méritos de Mefibosete, tudo era consequência da amizade que o pai dele tivera com aquele que agora era o rei de Israel.
Amigos, cada um de nós é um Mefibosete. A tragédia que se abateu sobre nossos ancestrais, o pecado, nos prejudicou seriamente, nos aleijou e deixou despojados de todos os bens, mas, por causa dos méritos de Jesus, Deus, o Rei do universo, nos mandou chamar, nos devolveu tudo o que havíamos perdido, e nos fez assentar com ele à mesa. Não importam os aleijumes que o pecado deixou em nós, Deus nos quer com ele à mesa, e não é a mesa que esconde nossas faltas, é o sangue de Jesus.
Mas houve um acontecimento muito importante, envolvendo o Mefibosete, ele é narrado no começo do capítulo 16, e no final do capítulo 19 do 2º livro de Samuel. Alguém, interessado em ficar com os bens dele, fez grave acusação contra Mefibosete. O Rei Davi se precipitou e, de início, transferiu as propriedades ao acusador. Mefibosete não se abalou, não deixou de amar ao rei. Mostrou que amava a Davi e não aos bens que este lhe havia dado antes.
Amigos, às vezes Deus permite que nos aconteçam perdas de bens materiais para testar-nos. É a Deus que amamos, ou é aquilo que Ele nos dá? Reflitamos sobre isso e aprendamos com Mefibosete. Oremos ao Senhor para que não nos prendamos as coisas deste mundo e sim ao Senhor.