tex0241

tex0241

RELACIONAMENTOS HUMANOS

   Como é complexo o ser humano! É capaz de produzir obras e de manifestar gestos tão belos, tão magníficos que nos reforçam a convicção de que viemos de Deus. Por outro lado, esse mesmo ser humano é capaz de gestos tão mesquinhos e atos tão cruéis que são indignos dos próprios animais irracionais, o que nos dá a ideia de o quanto o pecado degenerou a raça humana.
   Compondo essa humanidade tão complexa e numerosa está cada um de nós. Contente com muitas pessoas, entristecido com outras tantas. Sendo motivo de tristeza para muitos de nossos semelhantes e, quem sabe, trazendo alegria para muitos corações. Ajudando e sendo ajudado. Complicando a vida dos outros e sendo atrapalhado no viver diário.
Que tipo de pessoa eu tenho sido para os meus semelhantes? Que tipo de pessoa você tem sido para os seus familiares, vizinhos, colegas e demais pessoas? Você já parou para fazer uma avaliação?
   Ocorre que, às vezes nós nem sabemos como fazer uma avaliação. Faltam-nos parâmetros, faltam-nos padrões de preferência.
Deixem-me dizer-lhes que a Bíblia é a melhor fonte de consulta, quando se trata do assunto de que estamos falando, sem mencionar todos os outros assuntos, é claro. Não podemos nos esquecer de que a Bíblia foi inspirada por Deus, mas foi escrita por homens. Ela conta a história da humanidade, de uma maneira geral, e a de muitas pessoas humanas, de forma particular. Há, na Bíblia, estórias impressionantes de amor, de companheirismo, de ódio, de grandes frustrações e de grandes realizações. Exemplos a serem seguidos e bons exemplos de maus exemplos.
   Quando quero aprender ou quando quero refletir sobre a grandeza e sobre a paradoxal mesquinhez do ser humano, meu texto preferido é II Samuel, capítulos 9 a 19. Esta parte da Bíblia cobre um período de grande crise no meio do povo de Deus. Na verdade é na crise que o verdadeiro caráter das pessoas se manifestam. É na crise que surgem os grandes heróis e os grandes vilões. Deus permite que cada um de nós passe por crise nesta vida até para que possamos nos conhecer a nós mesmos. Nossos pontos fracos aparecem, para que sejam tratados. Vamos poder identificar as nossas potencialidades, nossas eventuais virtudes, para que sejam despertadas, nutridas e aperfeiçoadas.
   Acompanhe-me nesta nova série de reflexões. Leia, o mais breve possível o texto citado de II Samuel capítulos 9 a 19.
Deus abençoe sua vida, fazendo de você um bom filho ou boa filha, um bom esposo ou boa esposa, um bom pai, ou boa mãe, bom vizinho, colega de escola, colega de trabalho, enfim, um bom representante da raça humana e mais do que isso, um bom filho de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *