Vamos ganhar tempo minha gente! O tempo que passa não volta mais. Cada dia de nossa vida é como se Deus nos desse 24h, 1440 minutos, 86.400 segundos para administrar. A todas as pessoas, ricas e pobres, cultas e incultas, Deus dá a mesma quantidade de tempo a cada dia. Umas administram muito bem, outras não administram tão bem, outras administram muito mal.
Quando penso na administração do tempo, me lembro de um amigo do rei Davi chamado Husai. Esse homem salvou a vida de seu amigo simplesmente jogando com o tempo. Esta também é uma das pérolas contidas na segunda metade do livro de 2º Samuel. Precisamente leiam-se os seguintes textos: II Sm 15.30-37; 16.15-20; 17.1-23.
O conselheiro de Absalão, que guerreava contra Davi, planejou uma operação simples e rápida. A Bíblia diz que essa estratégia, tecnicamente era boa. Se ela fosse colocada em prática, Davi estaria liquidado. Eis que entra Husai em cena. Ele era um agente secreto de Davi, mas Absalão não sabia disso. Husai aconselhou Absalão a que reunisse o exército da nação inteira para ir à batalha. Isso seria muito difícil de conseguir, só as pessoas inexperientes, como Absalão, espera que todas as condições lhe sejam favoráveis para realizarem algum empreendimento. Claro que cada empreendimento exige condições básicas para ser realizado. Mas raramente se pode contar com 100% de tudo o que se desejaria ter para se ir a uma luta.
O grande triunfo de Husai foi a perda de tempo para Absalão e o consequente ganho de tempo para Davi. Davi teve tempo para se pôr em lugar seguro e para organizar seu exército. Com a bênção de Deus e a experiência que possuía, ganhou a guerra.
Aqui há mais duas lições preciosas. A primeira é que perder tempo pode significar perder tudo como aconteceu com Absalão. A segunda é que às vezes precisamos ganhar tempo para prepararmo-nos para realizar algo com segurança, tal como aconteceu com Davi. Se você ainda não tem o preparo mínimo para realizar determinado empreendimento, procure adiar um pouco a decisão, tente ganhar tempo.
Em se tratando de tempo, se há uma coisa que não se pode adiar é a regularização da comunhão com Deus. Cada ano sem comunhão com Deus é um ano perdido. Cada mês sem comunhão com Deus, é um mês jogado fora. Cada semana sem comunhão com Deus, é uma semana desperdiçada. Cada dia sem comunhão com Deus é um dia perdido. Cada hora sem comunhão com Deus é uma hora jogada fora. Cada minuto sem comunhão com Deus é um minuto desperdiçado. Cada segundo sem comunhão com Deus é um segundo perdido.
Vamos dar um basta na perda de tempo agora mesmo. Se você nunca teve comunhão com Deus, receba-a agora pela fé na morte e na ressurreição de Jesus, se você já teve e perdeu, recupere-a neste exato momento, confiando no poder do sangue derramado no calvário e nas promessas emanadas do túmulo vazio.