Meu irmão, o Neco, quando era pequeno, ficava revoltado quando os outros membros da família colocavam umas frutinhas coloridas na comida deles e não davam nenhuma para ele. E olhe que havia tantas. Sempre havia uma garrafa cheia daquelas frutinhas em cima da mesa. Mas ninguém o deixava colocar nenhumazinha no prato na hora da comida. Um dia, o Neco encontrou sua grande chance. Esqueceram a garrafa de frutinhas em um lugar que sua mão alcançava. Apanhou a garafa e, antes que alguém aparecesse para proibir, ele se escondeu atrás da porta da despensa e, pronto, chegou sua vez. “Tcham, tcham, tcham…” uai. A boca do menino estava pegando fogo. Era pimenta!
Pois é, minha gente. Há muitas pessoas por aí, como o meu irmãozinho, querendo ser mais espertas que as outras e se dando mal. A gente vê isso no trânsito, na vizinhança de casa, na vida pública, enfim, em todo o lugar. Sabem que existem gente por aí querendo ser mais espertas que o próprio Deus, e é um tal de gente comer pimenta atrás de porta.
Há muitas pessoas revoltadas com Deus, por esse mundo a fora. Não conseguem entender porque Deus as proíbe de fazer as coisas que lhes dariam tanto prazer. O jeito é apanhar o vidro atraente e desfrutá-lo atrás da porta. Aí inventam religião. Distorcem a Bíblia. Fazem coisas do arco da velha para legitimar atitudes que elas sabem que desagradam a Deus. Esconder atrás da porta, esconder atrás de filosofias, de reinterpretações da Bíblia, nada disso vai tornar pimenta doce.
Meus amigos, o pecado é sempre atraente. Ele sempre causa um prazer imediato. Não há como negar isso. Mas, não vale à pena. Queridos, Deus é Deus porque Ele é sábio. Se Ele não fosse sábio, não seria Deus. Deus é Deus porque Ele é bom. Se Ele não fosse bom, ele não seria Deus. Se Ele é sábio e bom, então o que vale à pena mesmo é confiar n’Ele. Aceitar a vontade d’Ele para as nossas vidas. A Bíblia nos diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Eu tenho vivido com Ele já por muitos anos e experimentado isso. Vale à pena fazer a vontade do Senhor, mesmo quando ela contraria a nossa própria vontade e os nossos desejos de prazeres imediatos. Você quer mesmo ser esperto? Então procure conhecer a vontade do Snehor e cumpra-a. a Bíblia diz em I Pe 3:10, 11: “Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. Aparta-te do mal, e faça o bem; busque a paz e siga-a”.
“Busque a paz e siga-a”. Você pode perder dinheiro por ser honesto. Mas não perde a paz. Paz que dinheiro nenhum do mundo pode comprar. Você pode perder momentos fugazes de prazer com um homem ou uma mulher, por ser fiel ao seu cônjuge. Mas não perde a paz. A paz dos puros, a paz que resulta em prazer perene. Você pode perder tempo por esperar a hora certa, estabelecida pelo Senhor. Mas não perde a paz, a paz dos que vivem em harmonia com os propósitos do Deus de Paz para suas vidas.
É possível levar vantagem em tudo. Não através de maracutaias, falcatruas, mentiras, jeitinhos. A gente leva vantagem em tudo quando ama a Deus. “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”, diz Romanos 8.28: Ame ao Senhor com toda a sua alma, com toda a sua força, com todo o seu entendimento. Você só tem a ganhar com isso. Experimente.