tex0219

tex0219

VIDA MODERNA – O CULTO AO CORPO

   A propósito do casamento de um cantor famoso, tipo “Super Star”, uma revista comentou: “Vai ser difícil o convívio dessa moça com um marido que gasta mais tempo do que ela no salão de beleza”. A verdade é que, por essa ou por outras razões, o casamento durou muito pouco.
   Não são apenas os personagens do “Show Business” que gastam muitas horas nos salões de beleza. Cada vez mais as pessoas comuns estão buscando todo o tipo de recurso para melhorar sua aparência física ou para preservar a saúde de um corpo. Nunca em toda a história os salões de beleza, as academias de ginástica, os livros de dieta, os vendedores de cosméticos e os que lidam com coisas similares faturam tanto. Estamos vivendo hoje o que comumente se chama de “culto ao corpo”.
   Cuidar do corpo é um dever de toda pessoa. Para um filho de Deus, o corpo é nada menos do que o templo do Espírito Santo e deve ser muito bem cuidado. A Bíblia chega a dizer, em I Co 3:17 que “se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá”. Também está escrito em Ef 5:29: “Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta”.
   Os grandes problemas são: desequilíbrio e distorções. Há pessoas que dão uma atenção tão exagerada ao corpo que acabam por prejudicá-lo. Não se pode esquecer que os profissionais da área a que estamos nos referindo têm interesse em vender seus produtos e serviços. Não raro eles inventam algum modismo, alguma campanha publicitária, de forma a serem bem sucedidos em seus negócios. Depois que determinada prática já foi bem difundida, depois que algum produto já vendeu horrores, descobre-se que aquilo, ao contrário de beneficiar a saúde ou a beleza, faz é prejudicar. Às vezes as pessoas sofrem danos irreversíveis.
   O ser humano é constituído de espírito, alma e corpo. Todos os três são importantes. Mas o que menos dura é o corpo. No entanto, as pessoas gastam muito mais tempo e dinheiro cuidando do corpo do que gastam com sua parte espiritual. E não estamos nos referindo apenas às pessoas declaradamente descomprometidas com Deus, não. Há muitas pessoas que se dizem cristãs, comprometidas com o Reino de Deus, e que nunca têm tempo para as coisas do Senhor, têm dificuldade para contribuir para a Obra, e, no entanto, gastam horas e horas nas academias e salões de belezas, e despendem fortunas no cuidado com corpo. Aí é que está o problema.
   A bíblia não diz que o cuidado com o corpo seja inútil. Ela diz assim: “O exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir” (I Tm 4.8). Quer dizer, o cuidado corporal tem seu proveito, mas é pouco. Proveitosa, mesmo, é a vida de piedade.
   Sem querer cair no outro extremo de recomendar o desleixo com a aparência e saúde do corpo, queremos ressaltar isso: uma vida intensamente voltada para os valores do espírito também produz saúde e beleza física. Basta olhar para as pessoas que estão mais comprometidas com a Obra de Deus para constatar isso. Elas vivem mais, têm mais apetite, dormem bem, são alegres, vivem muito e são belas. E, sabe, a Bíblia fala que até os pés das pessoas que anunciam o Evangelho são belos (Rm 10.15).
   Já que tantas pessoas estão receitando práticas para a saúde e beleza do corpo, fica aqui a nossa receita. A grande vantagem dela é que pode ser praticada juntamente com outras receitas. E a pessoa, ao invés de pagar, vai receber pagamento certo por elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *