Alguém já disse que o homem é constituído de três partes: cabeça, tronco e rodas. Na verdade, é difícil imaginar a vida, hoje em dia, sem carro, seja ele próprio, emprestado, alugado, particular, público, ou mesmo coletivo.
As crianças, principalmente do sexo masculino brincam com carro desde que são bebês. E, seja lá de que tipo formos nós passamos uma boa parte da nossa vida dentro de carros. Enfim, os carros acabam sendo uma parte de nós mesmos. Muitas pessoas devem estar ouvindo esta mensagem dentro de um carro.
Vamos aproveitar os carros agora, não para o fim clássico para que são feitos, mas para aprender algumas coisas.
Geralmente os carros têm quatro ou cinco marchas para se andar para frente e uma marcha para andar para trás. Um carro sem a marcha a ré é um problema sério. Dependendo do lugar onde o condutor se meter, não sai mais. Pode até sair, mas dá trabalho! Tem gente nessa vida que não tem marcha a ré. São pessoas muito problemáticas. Sabe que isso tem a ver até com a salvação? A Bíblia diz que para uma pessoa ser salva ela precisa se arrepender. Veja bem: A-RÉ-PENDER. Arrependimento é isso mesmo. É parar de andar no caminho do pecado, engatar uma marcha à ré, e voltar. E não venham dizer que arrependimento não é importante. Esta era justamente a mensagem central do Senhor Jesus. Em Marcos, capítulo 1, versos 14 e 15 estão escritos: “E, depois que João foi entregue À prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do reino de Deus, e dizendo: o tempo está cumprindo, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho”.
Falando ainda de carro, você já notou que, além de se colocar sempre o combustível no tanque, é preciso colocar óleo no motor? Pois é, se o dono do carro ou a pessoa que anda com ele se esquecer do óleo, o motor esquenta e acaba por se perder. O motor se funde. As peças derretem! Sabem por quê? Porque as peças do motor trabalham com muita força e em constante atrito umas com as outras. Se faltar o óleo, o atrito é muito forte, produz-se calor, muito calor, e o resultado não poderia ser outro: as peças se derretem. Isso também tem a ver com a vida cristã.
O cristianismo não foi feito para ser vivido isoladamente. A Igreja de Jesus é um corpo. O corpo é constituído de membros. Os membros precisam se articular uns com os outros. Membros articuladores, necessariamente haverá atrito. Como suavizar os atritos? Com óleo. Que óleo? O Espírito Santo. Na Bíblia o Espírito Santo é simbolizado pelo azeite. E não é atoa. O azeite de oliva, nos tempos bíblicos, era alimento, era cosmético, era combustível e era também lubrificante. E ainda é. Meus amigos, nós não podemos viver sem o Espírito santo no nosso meio, nós nos maltratamos muito uns aos outros, e, por outro lado, ficamos muito sensíveis àquilo que fizeram conosco. Resultado: o ambiente fica insuportável. Aí a gente não aguenta. Acaba morrendo. O motor se funde. Bem, meu querido irmão, se a vida cristã está lhe parecendo tão difícil, não será que está faltando o óleo? Se for esse o seu caso, passe no posto de Deus e peça para que ele coloque o óleo.
Para finalizar, carro não anda sem combustível. O combustível do cristão é a Palavra de Deus. Eu, com esta simples mensagem, acrescentei um pouco ao seu tanque. Mas não se esqueça de se abastecer sempre. Senão o carro para.