Quem poderia imaginar a vida, hoje em dia, sem eletricidade? Casas iluminadas à noite, nada de geladeira, rádio, televisão, liquidificador, nada, nada. Sim, porque bateriais e pilhas também são fontes de eletricidade. Não dá pra imaginar. Mesmo os moradores das cidades bem pequenas, lá do interior, de alguma maneira, se beneficiam da eletricidade. Parte dos alimentos que consomem, das roupas que vestem ou de outros objetos que usam, foram fabricados com o uso da eletricidade. Sem falar que os carros, caminhões e ônibus também têm sua parte elétrica.
A eletricidade é dessas coisas que a gente usa, não vive sem elas, mas não sabe como funcionam. Pelo menos é necessário entender para usar. E tem tanta gente por aí dizendo que não aceita as coisas da Bíblia porque não as entende. Será que elas entendem completamente como funciona o avião, a televisão, ou mesmo a energia elétrica?
Já viu como é simples acender uma lâmpada elétrica? É só acionar uma teclinha, às vezes nem isso. A salvação também é assim, bem simples. A Bíblia diz: “se com tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Simples, não? Tão simples que muita gente não aceita. Mas, pense um pouquinho. Quando você aciona a tecla para acender a lâmpada, você faz chegar a ela uma estrutura enorme. A lâmpada passa a estar conectada com a rede elétrica da casa, que por sua vez está ligada a rede da cidade e que está conectada a alguma usina produtora de energia. De repente, sua lampadazinha está conectada com a enorme usina de Itaipu ou de Paulo Afonso. Assim é o nosso relacionamento com
Deus. De repente, com uma simples oração, você está em conexão com o céu de Deus. Frente a frente com todos os recursos de Deus. É tremendo! A gente não entende. Mas funciona.
A energia elétrica nos faz lembrar a energia, o poder, do Espírito Santo. A energia elétrica serve para acionar a geladeira, que refresca o ebulidor, que faz a água ferver, aciona motores dotados de uma força tremenda, mas aciona também aparelhos de som que tocam músicas suaves. O que a energia elétrica vai produzir, depende do aparelho que a receber. De igual maneira, o mesmo Espírito Santo pode operar em nós serenidade, em momentos de turbulência, pode realizar em nós uma força tremenda, nas lides da obra do Senhor, pode produzir calor em nós, quando estamos frios na fé. Tudo depende de nós, quando invocamos a ação do Espírito Santo em nossa vida. Isso a gente também não entende, mas funciona. Uma coisa é certa, sem a energia do Espírito Santo, nenhum de nós pode viver. Mais precária que uma casa sem energia elétrica, é uma Igreja sem o poder do Espírito Santo.
Mas há um tipo de coisa que a energia elétrica produz que pode fazer mal e até matar. É o choque elétrico. Mal jeito no trabalhar com a energia elétrica pode ser muito perigoso. Isso também nos faz lembrar o Espírito Santo. Le é meigo, é bom, é maravilhoso. Mas Ele não é brincadeira, não. Não brinque com o Espírito Santo. Se você é um cristão, seu corpo é templo do Espírito Santo. Tome cuidado. Veja como você está cuidando do templo do Espírito Santo, pode dar choque.
Se você ainda não tem comunhão com Deus, saiba que o Espírito Santo está trabalhando 24horas por dia para levá-lo a ter essa comunhão. Que tal abrir o coração para receber a ação do Espírito Santo agora?