tex0202

tex0202

TENTAÇÃO

   Conhecem aquela estória do menino que a mãe dele não queria que ele tomasse banho no rio? Mas o menino era muito teimoso e sempre que voltava da escola tomava um banho no rio e tomava uma surra em casa. Era sempre assim. Toda vez que o menino apanhava, prometia à mãe que nunca ia fazer aquilo. Mas não conseguiu cumprir com a promessa um dia sequer. Numa das sessões de castigo ele argumentou: “mas mãe, foi sem querer. Eu não queria tomar banho no rio”. A mãe respondeu: “Que nada, você pensa que eu não vi o short de banho junto com os seus livros da escola? Se você não queria tomar banho no rio, por que então levou o short de banho?” E o menino: “mãe, eu sempre levo o short de banho porque eu não sei se vou resistir à tentação”.
   O menino da estória vivia às voltas com um problema muito comum entre os mortais: A TENTAÇÃO. Na verdade, todas as pessoas humanas vivem constantemente esse problema. Com a ajuda do Espírito Santo, quero ajudar os meus ouvintes a lidar com o problema das tentações.
   Antes de qualquer coisa, é necessário que fique claro: todos os seres humanos são tentados. A Bíblia nos diz que até o próprio Senhor Jesus foi tentado. E foi tentado em tudo. Mas atenção: Jesus foi tentado, mas jamais pecou. Confira em Hebreus 4 verso 15.
   O texto que acabei de citar contém outra grande verdade: tentação não é a mesma coisa que cometer pecado. Senão Jesus teria pecado. Jesus foi tentado, mas não pecou. É perfeitamente possível ser tentado e não pecar. Ser tentado é sentir vontade de pecar. Quando uma pessoa sente vontade de pecar, ela tem duas alternativas: cumprir esse desejo ou resistir a ele. Se a pessoa cumprir o desejo da carne, peca. Se resistir, vence a tentação. Tiago nos diz em seu livro, no capítulo 1 e versos 14 e 15: “cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência, concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.
   Mas aí o meu ouvinte vai dizer: “Pregador, o problema é justamente esse: como resistir à vontade de pecar?” ok, vou falar sobre isso. Pra começo de conversa, você precisa saber ou lembrar-se de que o nosso ser está dividido em duas partes. A parte material ou carnal, e a parte espiritual. Ok? Temos a carne e temos o espírito. Em Romanos 8 verso 6 está escrito: “porque a inclinação da carne é morte, mas a inclinação do espírito é vida e paz”. Em qualquer pessoa humana, seja ela quem for, há uma luta constante entre seu ser espiritual e sua natureza carnal. Amigos, a inclinação da cerne é sempre para o pecado. Isso independente de idade, de tempo de vida cristã e até mesmo da posição que uma pessoa ocupa na igreja. É a maior tolice imaginar que alguém pode chegar a um nível tal de vida cristã que deixe de ter vontade de pecar. Não existe isso. Mas, agora? Há sempre essa luta da carne contra o espírito. Quem vence? Quem for mais forte, não é mesmo? Mas quem é o mais forte: a carne ou o espírito? Depende de cada um de nós. Cabe a cada um de nós, cuidar do espírito. Como se fortalece o espírito? Alimentando-o com a Palavra de Deus, oxigenando-o com o ar puro da oração e exercitando-se no trabalho em prol do Reino de Deus. E como se fortalece a carne? Participando de conversas imorais, dando atenção a filmes, livros, revistas e até propagandas indecentes.
   Está escrito em Romanos 8:13: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas, se pelo espírito santo mortificardes as obras do corpo, vivereis”. Não faça nada que contribua para o fortalecimento da carne, senão seu espírito vai passar maus pedaços com ela. Entenda-se: Não estou falando de cuidar mal do corpo. Do corpo devemos cuidar bem, já que é com ele que servimos a Deus nesse mundo. Caro amigo, eu quero terminar estas reflexões com esta grande verdade: VOCÊ PODE SER SEMPRE VENCEDOR DIANTE DAS TENTAÇÕES. Fortaleça seu espírito. Comece a falar isso agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *