Às vezes as pessoas dizem tolices enormes, somente porque não pensam no que vão dizer. Uma pessoa certa vez disse a um conhecido meu: “Não sei por que você dá tanta importância à Bíblia. Ela foi escrita por homens”. O meu conhecido respondeu: “E quem você queria que tivesse escrito a Bíblia, os cavalos?”. Pois é, o sujeito bem que poderia ir dormir sem essa.
Quer ver outra bobagem que anda falando por aí? “Não interprete a Bíblia ao pé da letra”. O que será que querem dizer com isso? Que a gente deve ler uma coisa e entender outra? É claro que na Bíblia ocorre muito o uso de linguagem figurada, como é comum acontecer na literatura em geral. Porém quando isso acontece, o próprio contexto deixa bem claro qual o tipo de linguagem que está sendo utilizada.
Alguém já disse que a Bíblia é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem; é Deus falando com o homem, mas é sempre Deus falando.
Há na Bíblia o elemento divino. Foi o Espírito Santo que inspirou homens santos para que se escrevessem a Bíblia. A Bíblia é totalmente inspirada por Deus. Há muitas razões porque creio assim e uma delas são os efeitos benéficos que a leitura da Bíblia e a observância de seus ensinamentos têm produzido em pessoas, em famílias e em nações inteiras. Contam que certo homem, ao visitar uma tribo de ex canibais, observou que as pessoas ali andavam lendo as Escrituras Sagradas. “Vocês tão lendo essa bobagem?”, perguntou indignado o visitante. “Saibam que no mundo dos civilizados as pessoas inteligentes não dão nenhum crédito a esse livro”. O chefe do grupo de ex canibais, tomou o homem pela mão, levou-o a certo posto de observação e disse: “Você está vendo aquela clareira ali na frente? Está vendo lá uns restos de fogueira? Está vendo um grande caldeirão? Pois é, meu amigo dê graças a este livro, a Bíblia, por você não estar sendo cozido naquele caldeirão. Foi a leitura da Bíblia que nos libertou da prática do canibalismo”.
A Bíblia exaltou a Inglaterra, os Estados Unidos, a Coreia do Sul, para citar os casos mais visíveis, e tem abençoado muito o Brasil, apesar de tudo. As cidades onde há uma boa proporção de pessoas que orientam suas vidas pela Bíblia, são cidades ordeiras, pacíficas, progressistas. Pela leitura da Bíblia muitos marginais têm deixado à vida do crime, alcoólatras têm se tornados sóbrios. Viciados em drogas têm sido libertos completamente, lares outrora arruinados têm sido restaurados e mais que restaurados, mendigos têm deixado a vida de mendicância e têm prosperado em todos os aspectos de suas vidas, e tantas outras coisas eu poderia citar como demonstração de que a Bíblia realmente é um livro de origem divina.
Mas a Bíblia tem também o elemento humano. Claro, Deus usa homens para falar com homens. Isso só mostra que Deus faz absoluta questão de ser entendido por nós. A linguagem da bíblia é uma linguagem simples. Agora, uma coisa gloriosa que há na Bíblia é que o homem mais inculto pode entender a essência de sua mensagem e o homem mais culto jamais pode esgotar todo o seu conteúdo. É um livro vivo. Livro que começou a ser escrito a mais de três mil anos e, no entanto, é mais atual do que o jornal que ainda vai circular amanhã.
Amigo, leia a Bíblia, mas leia com seu próprio entendimento. Não deixe que outros, a não ser o próprio Espírito Santo, a intérprete pra você. A Bíblia é o único livro cujo autor está sempre junto de todos os seus leitores quando o leem. Não é maravilhoso? Compre uma Bíblia hoje mesmo, ou tome uma emprestada, se ainda não a tem. Faça um plano para lê-la todos os dias. Antes de cada leitura, faça uma breve oração, pedindo ao autor desse livro maravilhoso, o próprio Deus, para que o ajude a aproveitar ao máximo a leitura que vai fazer. Eu garanto que a sua vida vai mudar para melhor, vai melhorar 100%. Com a leitura da Bíblia, você terá hoje UM NOVO DIA.