Uma vez estava pregando nos Estados Unidos e contei aquela estória da irmã que exclamou na igreja: “Com sapato ou sem sapato, glória a Jesus”. Conhecem essa estória? Outro dia eu conto ela pra vocês. O fato é que eu nunca poderia esperar que acontecesse o que estava acontecendo naquela igreja nos Estados Unidos. Logo depois do culto uma irmã veio falar comigo, tendo uma criança de uns três anos de idade no colo. A criança estava descalça. E a irmã me disse que naquela noite quase havia perdido o culto porque sua criança não tinha sapatos para ir ao culto com ela. Finalmente ela resolveu ir assim mesmo e a estória que contamos serviu para ela como um consolo sem igual, da parte de Deus. É isso mesmo, amigos, com sapato ou sem sapato, glória a Jesus!
Hoje em dia falam muito nos sem terra. Mas tem também os sem sapatos. Tem os sem saúde, os sem emprego, os sem roupa, os sem televisão, os sem carro e a maioria desses sem isso e sem aquilo acabam por se tornarem os sem alegria. Não se deixe transformar em um sem alegria. Mas, pastor, como fazer se eu estou sem sapato? Amigo, com sapato ou sem sapato, GLÓRIA A JESUS! Sabe o que isso significa? Significa que nós devemos glorificar ao Senhor em qualquer circunstância da vida. Mas, pastor, louvar ao Senhor estando em luta, em dificuldade, em provação? Sim. Você lhe dar algumas razões pelas quais é sempre possível louvar ao Senhor em todas as circunstâncias e por que isso é importante.
Amigos, por piores que sejam as circunstâncias que estejamos vivendo, sempre haverá algo para agradecer ao Senhor. Há um velho provérbio chinês que diz: “Eu sempre vivia reclamando por não ter sapatos, até que um dia encontrei alguém que não tinha pés”. Esqueça por um momento as coisas que você não tem e louve ao Senhor por aquilo que você tem. Louve ao Senhor, cante ao Senhor por aquilo que Ele já lhe deu.
Aborrecido, contrariado, triste, você fica com a mente bloqueada. Não consegue raciocinar direito. Louve ao Senhor, cante. Abra o bocão, cante com todas as forças, não importa se vai sair tudo desafinado. Sua mente vai abrir, seus olhos verão o livramento, o escape que o Senhor já lhe deu. Conhece a história de Davi e Golias? Pois é, se o Davi fosse enfrentar o gigante tremendo, chorando, não aceitaria a pedra nem numa montanha, quanto mais na cabeça do adversário.
Você deve louvar ao Senhor quando estiver passando por lutas na vida, porque muitas dessas lutas são resultados da ação de espíritos das trevas. Quando você louva ao Senhor, bota tudo quanto é demônio pra correr. Se você ficar murmurando, se queixando de Deus, você estará exatamente fazendo o jogo do inimigo. Você estará dando a arma para o inimigo destruir você. Seja inteligente. Louve ao Senhor, exalte Àquele que pode livrá-lo e dar-lhe vitória em qualquer que seja a luta. Faça como Jó que na mais terrível dificuldade demonstrou confiança a Deus e disse: “Ainda que ele me mate, nele esperarei”.
Queridos, o louvor liberta, o louvor nos coloca em sintonia com o Céu, onde há contínuo louvor a Deus. O rei Josafá venceu três exércitos que vieram lutar contra ele, simplesmente louvando ao Senhor. Leia o capítulo 20 do segundo livro das Crônicas. Quando Paulo e Silas estavam presos em Filipos, submetidos a um instrumento de tortura, o tronco, depois de serem violentamente chicoteados, eles simplesmente oravam e cantavam hinos a Deus. Com isso eles evangelizaram os outros presos, produziram um terremoto na cidade, salvaram o carcereiro com toda a sua família e estabeleceram um poderoso núcleo de evangelização em Filipos, dando início à evangelização da Europa e de todo o mundo ocidental.
Amigos, louvemos ao Senhor, cantemos louvores ao Senhor em todas as situações que vivermos nessa terra! Com sapato ou sem sapato….GLÓRIA A JESUS!