Algumas civilizações antigas tinham um costume muito esquisito. Quando um homem morria especialmente se ele fosse da classe nobre, sua esposa tinha que ser sepultada junto com ele, mesmo que ela ainda estivesse viva! Que costume doido o seu!
Bem, mas eles tinham uma explicação para aquela prática. O caso é que o marido desejava ter a companhia da esposa na outra vida do mesmo jeito que teve do lado de cá. Que romântico!
Claro que tudo isso era fonte de ignorância, mas reflita bem o quanto o ser humano valoriza uma companhia. Ninguém quer ficar só, nem depois de morto. Ficar só? Nem morto.
Amigos, Deus que nos criou e conhece melhor que ninguém a nossa natureza e as nossas necessidades, inclusive as afetivas. Está escrito na primeira parte do versículo 6 do Salmo 68: “Deus faz que o solitário viva em família”.
Mas, amigos, existem companhias e companhias. Existem pessoas que são ótimas companheiras para determinados momentos, mas já não servem como companhias para outras ocasiões. Graças a Deus que Ele nos dá as companhias certas para os momentos certos. “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia nasce um irmão”, nos diz Provérbios 17.17.
Agora, não é possível ter a assistência de amigos humanos todos os dias, 24h por dia. E há situações em que o melhor amigo aqui da terra não pode fazer nada por nós. É por isso que Deus nos deu o Espírito Santo. Deu-nos o Espírito Santo? Isso mesmo, Ele nos deu o Espírito Santo. E nos deu justamente para ser companheiro em todas as horas do dia, todos os dias. Vamos conferir na Bíblia? Jo 14.15-17: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador para que fique conosco para sempre. O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”. Versos 25 e 26: “Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar tudo quanto vos tenho dito”. Romanos 8.26: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.
Consolador, esse é um dos nomes do Espírito Santo. Companheiro, amigo, ajudador. E o máximo.
Mesmo que o meu ouvinte não tenha ainda comunhão com Deus, o Espírito Santo está aí, junto de você. Foi Ele que criou esta oportunidade de você ouvir esta mensagem. E Ele trabalha justamente para que você passe a ter comunhão com Deus. Ninguém se converte verdadeiramente sem a ação do Espírito Santo. Jesus disse que é o Espírito Santo que convence do pecado, da justiça e do juízo. Primeiro passo para buscar a salvação é reconhecer-se pecador. E é isso que o Espírito Santo quer que você faça. Admita que está perdido e peça perdão a Deus. Quando você fizer isso, o Espírito Santo ministrará a você o poder do sangue de Jesus, purificando-o de todo o pecado. Sabe o que acontecerá em seguida? O Espírito Santo passará a morar dentro de você. A Bíblia diz que o corpo do verdadeiro cristão é o templo do Espírito Santo.
Uma vez salvo, permitamos que o Espírito Santo nos guie em todos os momentos. A Bíblia diz que “todos os que são guiados pelo Espírito Santo de Deus esses são filhos de Deus” Rm 12.14. Não são os astros nem linhas das mãos, nada disso, é o Espírito Santo. Fale com Ele, conte suas fraquezas, frustrações, tristezas, necessidades, tudo, pacientemente Ele o ouvirá e o ajudará.