Você já pediu alguma coisa a Deus e tirou sem receber o que pediu? Fica triste não. Isso aconteceu com Moisés, aconteceu com o apóstolo Paulo e até mesmo com o próprio Jesus! Lembra-se de que Moisés pediu a Deus, mas insistiu mesmo, para entrar na Terra Prometida, e não teve jeito, não entrou mesmo? Está lembrado que Paulo orou três vezes ao Senhor para ficar livre de um tal de espinho na carne e tudo o que Jesus disse pra ele foi “A minha graça te basta”! E Jesus, orou três vezes no jardim do Getsêmane para que, se possível, passasse dele o cálice que Ele acabou bebendo. Pois é. Você está em boa companhia.
Frustração é a palavra. Querer alguma coisa e não conseguir. Isso também maltrata a alma. O livro de Provérbios diz que “A esperança demorada enfraquece o coração”, no capítulo 13 e verso 12.
Quer dizer a alguém que está sofrendo por causa de uma esperança frustrada? Primeiro, que se Deus nos desse tudo o que pedimos, Ele seria muito cruel conosco. Ninguém sabe melhor do que Ele, o que é bom ou ruim para nós. Perante Ele nós somos como crianças. Quantas vezes uma criança pede para comer uma coisa que lhe faria mal ou pede para brincar com alguma coisa perigosa, mortal até? Pai ou mãe que ama o filho não deixa ele fazer tudo o que quer. Ao contrário do que pensamos muitas vezes. Deus nos nega determinadas coisas justamente porque nos ama.
Às vezes o que acontece não é que Deus nos negue o que pedimos. Ele apenas adia a resposta. Por quê? As possibilidades são três. Primeira, Ele está preparando algo melhor para nós. Segundo, ainda não estamos preparados para receber. Terceiro, o atendimento do pedido depende de outros fatores, quem sabe de outras pessoas, que ainda não estão prontos. Por exemplo, você pode pedir um casamento e ainda não estar preparado para isso ou pode ser que a pessoa com quem você vai se casar ainda não está preparada para se casar com você. Entendeu?
Vamos nos deter um pouco na questão de pedirmos alguma coisa a Deus e ainda não estarmos preparados para recebê-la. Não adianta ficar reclamando, murmurando. O que temos que fazer é nos preparar. Você quer fazer um curso superior, quer passar no vestibular e ainda não conseguiu. Você está preparado para fazer o curso? O que adianta passar no vestibular e depois não conseguir acompanhar o curso? O curso é realmente importante para você? Então se prepare, em todos os aspectos, para fazê-lo. Você quer ocupar um cargo de responsabilidade, quer ser vereador, prefeito, deputado, chefe de sessão? Você está preparado tecnicamente para isso? Você está preparado espiritualmente para isso? Você sabe que será exposto a tentações muito fortes, tipo suborno, assédio sexual e coisas do gênero? E está preparado? Se não está preparado, Deus tem razão para não deixá-lo ser eleito ou nomeado para o cargo que deseja.
Se você acha que não há nenhuma razão para ainda não ter recebido o que pediu a Deus e mesmo assim a resposta não chega, espere mais um pouquinho. Eu sei que esperar não é uma coisa muito agradável, especialmente neste tempo em que tudo é feito para apressar as coisas, avião a jato, computador, forno de micro-ondas. Mas, às vezes é necessário esperar e Deus nos dá forças para isso. A bênção está chegando. Não saia do seu lugar, senão você fica sem ela. Eu quero orar com você agora para que o senhor lhe dê forças. Ore comigo.