est0222

est0222

SÉRIE DE ESTUDOS “Contextualizando a Bíblia à Minha Vida”
Estudo Nº 19 – A CARTA DE UM PAI ESPIRITUAL A UMA IGREJA MUITO QUERIDA
Texto: A Epístola aos Filipenses
Texto introdutório: Fp 1.1-11

I – O CONTEXTO BÍBLICO

01 – A igreja de Filipos foi “gerada” pelo apóstolo Paulo através de um processo muito doloroso e, ao mesmo tempo, alegre – At 16.9-12; 16-25; 31-34.
02 – Refletindo o contraste havido em sua fundação, aquela igreja era muito atribulada e alegre, profundamente pobre e abundantemente enriquecedora – II Co 8.1, 2; Fp 1.29.
03 – Os “pobres” de Filipos eram os mantenedores do ministério de Paulo – 4.15-18.
04 – O homem que “podia todas as coisas” (4.4) usava o poder que tinha para, às vezes, “estar abatido … ter fome … padecer necessidade” (4.12).
05 – O supremo exemplo para Paulo e que ele quer que seja também para a igreja de Filipos é o Senhor Jesus Cristo – 2.5-10.

II – DESTAQUES DA EPÍSTOLA AOS FILIPENSES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA HOJE

01 – O “esvaziamento” e a consequente exaltação de Cristo, dados como exemplo aos filipenses, ocupam lugar de destaque nos paradoxos da fé cristã e precisam ser observados pela Igreja, agora como nunca. Fp 2.5-11; Mt 17.25.
02 – A carta que Paulo escreveu aos filipenses foi redigida numa prisão (1.12, 13) e num tempo de grandes lutas para ele (2.25, 30). No entanto, ele mostra-se muito alegre e exorta os crentes a alegrarem-se – 1.4; 2.2, 17, 28; 3.1; 4.4, 8, 10. A ALEGRIA DEVE SER A TÔNICA DA VIDA DE QUALQUER CRISTÃO!
03 Tendo a Cristo e a Paulo como exemplos, os filipenses (e nós) haveriam (havemos) de ter os pensamentos corretos (4.8, 9), sentimentos corretos (2.1,2; 4.4-7), as atitudes corretas (2.3, 4, 14, 15; 4.9), e a esperança correta (3.11, 20, 21).
04 – A igreja de Filipos era uma igreja materialmente pobre, mas “investia” na filantropia e na obra missionária. A promessa de 4.19 só é válida para igrejas e indivíduos que têm a mesma fé e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *