Um crente lá do interior treinou bem o seu cavalo, de acordo com o linguajar cristão. Quando ele montava e queria que o cavalo começasse a andar, ele dizia: “Graças a Deus”. Quando era para parar ele dizia: “Amém”.
Certo descrente observando a maneira original com que o crente trabalhava com o cavalo, resolveu comprar o bicho a qualquer custo. O crente, depois de muito resistir, acabou vendendo sua montaria de estimação, passando ao comprador todas as informações necessárias. E o novo dono do cavalo ficou todo feliz.
Era só dizer “Graças a Deus” e o cavalo andava. “Amém” e o cavalo parava. Até que um dia, conduzindo seu dono em um agradável passeio, o animal assustou-se com uma cobra e disparou em louca correria, justamente na direção de um precipício. Em pânico, o homem esqueceu a palavra que faria o animal parar. Falava “a paz do Senhor”, “aleluia“, e o animal correndo na direção do despenhadeiro, espancava o cavalo e aí que ele corria mais ainda. Quando falavam pouquíssimos metros para a beira do precipício, o homem lembrou-se da palavra certa: “Amém”. Aí sim, o cavalo freou na beira do abismo. Suado, o coração quase a sair pela boca, o cidadão passa a mão na testa e diz: “Graças a Deus”! Como o cavalo não raciocina, ao ouvir a expressão que comandava uma nova caminhada….vocês já devem imaginar o resto.
O homem caiu no buraco porque disse “graças a Deus”. Isto se é em anedota, porque na vida real a gente vai para o buraco se não souber ser agradecido ao Senhor.
Gratidão é sinônimo de boa educação. Os mal educados não sabem dizer, ”por favor,” “com licença” e “muito obrigado”! Que feio!
Quantas vezes nos portamos como pessoas mal educadas no relacionamento com Deus! Ele nos cobre de benefícios, de favores e de bênçãos. E nós, nos comportamos como se Ele não tivesse feito mais do que a obrigação Dele, é feio isso, é feio e prejudicial para nós mesmos.
Sabe, em qualquer situação que estejamos vivendo sempre teremos motivos para dar Graças a Deus. Mas é preciso estar pré-disposto a agradecer. Sem muito esforço descobriremos muitas coisas que o Senhor tem feito por nós. A pessoa está azeda, amarga, triste, de repente descobre que o Senhor a tem sustentado, protegido, satisfeito suas necessidades mais importantes. Aí se dá conta de que o Senhor a ama e está cuidando dela. Lembra-se de que Deus já a livrou de dificuldades maiores do que as que está atravessando no presente, e então passa a ter certeza de que o Pai Celestial o livrará outra vez. Então, se enche de esperança e alegria. É por isso que a Bíblia diz em Colossenses 3.15 “E a paz de Deus, para qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos”.
Também está escrito em I Ts 5.18 “em tudo daí graças”. E mais, no Salmo 103 verso 2: “Bendize oh minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”.
Vamos dar graças a Deus hoje pelo sol, pela chuva, pelo ar, pelo alimento, pela salvação, por Jesus, pelo Espírito Santo, pela Bíblia, pelos anjos, pelos irmãos, pelos amigos, pelos parentes, pela 92FM, pela música, por tudo, enfim, graças a Deus, graças a Deus! De nossa parte, obrigado a todos os que têm colaborado com o projeto de evangelização através da rádio em Brasília.
Obrigado aos irmãos que têm orado obrigado ao que tem contribuído financeiramente, aos que nos tem encorajado, obrigado irmãos! Obrigado Jesus, por esses irmãos. Por favor, ore conosco agora, dando Graças a Deus.