tex0137

tex0137

GASPAR, BALTAZAR E MELQUIOR

  Os três magos se chamavam Gaspar, Baltazar e Melquior, certo? Errado. Primeiro porque a Bíblia não diz que eles eram reis. Diz que eles eram magos. Mas ninguém precisa ser rei para ser mago. Depois, não está escrito que eles eram três. Está escrito que eles deram três tipos de presentes, mas isso não obriga que sejam três pessoas. Ora, se a gente não sabe nem quantos eram os magos que vieram visitar Jesus quando nasceu como é que vamos saber os nomes deles? É a mesma coisa que dar ao soldado desconhecido!
  Aí os magos vieram e encontraram Jesus na manjedoura em Belém, do jeitinho que a gente vê nos presépios, não é mesmo? Errou de novo. Quando aqueles sábios do Oriente chegaram Jesus já não estava em manjedoura nenhuma. Mateus nos informa que o rei Herodes “mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos”. Herodes havia se informado com precisão, junto aos próprios magos, e mandou matar os meninos de dois anos para baixo. Se assim foi, os magos deram a entender a Herodes que já se haviam passado meses desde o aparecimento da estrela que indicou o nascimento do Rei dos judeus. Os pais de Jesus não iriam permitir que ele ficasse dormindo numa manjedoura durante vários meses seguidos. Na verdade, eles não iriam ficar morando naquela estalagem mais do que alguns poucos dias.
  Outra coisa, a manjedoura não deve ter sido feita de madeira, como a gente vê nos presépios. O mais provável é que tenha sido de pedra. A madeira é escassa na região de Belém. Os comedouros dos animais, por isso, são feitos de pedra, material muito abundante por ali.
  A esta altura alguém pode estar dizendo: “É, parece que o pastor veio hoje com a vontade de desmanchar todo o encanto de Natal. A gente já está tão acostumada a ver o Natal dessa maneira, com três reis magos, de coroinha na cabeça, a manjedoura de madeira, tudo bonitinho, e lá vem o homem querer acabar com nossa fantasia”. Pois é isso mesmo. O pastor quer acabar com a fantasia. Porque Natal não é fantasia. O natal de Jesus é muito importante para que as pessoas o reduzam a mera fantasia. O maior problema é que o verdadeiro sentido do natal é pouco divulgado, é pouco enfatizado, e, as pessoas acabam ficando só com a fantasia.
  Amigos, para entender a grandeza do natal é preciso compreender, em primeiro lugar, quão grande é a carência do ser humano. Toda a humanidade estava afastada de Deus, perdida em seus pecados, sem nenhum meio próprio para se salvar. Ao invés de nos abandonar ou mesmo de nos destruir, Deus preferiu nos amar e dar o que Ele tinha de mais precioso, somente para nos resgatar.
  O natal é isso: Deus vindo em socorro do homem, aguardando uma resposta, uma atitude desse homem, para operar a reconciliação. O natal só tem sentido se nós compreendermos isso e nos rendermos ao grande amor de Deus. Caso contrário, não há natal algum, ainda que haja festa, presentes e enfeites. Não permita que o seu natal seja uma mentira. Entregue sua vida a Jesus. Deixe que Ele nasça e viva em seu coração para sempre. Esta é uma oferta que Deus está lhe dando. Deus ama a humanidade toda porque ama a você e a mim e a cada pessoa individualmente.
  Se você ainda não tem Jesus como seu Senhor e salvador, feche este ano com chave de ouro. Receba a salvação ainda neste mês de dezembro. Que bom se for hoje, se for agora, no finalzinho deste programa. Saiba que, ao vir a este mundo, o filho de Deus recebeu o nome Jesus, que quer dizer “Deus é a salvação”. Ele salva você da condenação, do poder do pecado e da confusão em que se meteu nesta vida.
  Se você já é salvo, alegre-se pela salvação, desfrute sua salvação e leve-a ao maior número possível de pessoas que o Senhor abençoe a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *